Desporto

O que faz uma campeã mundial de andebol de praia em Leiria?

31 out 2021 10:46

À procura de fugir da recessão da modalidade no Brasil, Milena Barros fez de Leiria o ponto de entrada na Europa. Mas há mais atletas que atravessaram o Atlântico atrás da oportunidade

o-que-faz-uma-campea-mundial-de-andebol-de-praia-em-leiria
A campeã Milena com Mateus, Jonas e Denis
Ricardo Graça

Já é noite, a hora do treino aproxima-se e quando chegamos ao pavilhão da Juve Lis, Milena Barros enverga um casaco da selecção brasileira de andebol de praia.

Os motivos são dois: em primeiro, porque calcula que a reportagem tenha que ver com esse tema; em segundo, o frio que já sente, apesar de o Inverno ainda estar longe.

É normal, tendo em conta que ela é de Palmeira dos Índios, no interior do estado do Alagoas, no Nordeste brasileiro, onde a temperatura raramente baixa dos 16 graus.

Quando chegou a Leiria estava mais calor, mas os últimos dias têm sido “duros” para a campeã mundial de andebol de praia em 2017, pela canarinha.

É, de resto, a principal dificuldade que tem sentido nestes primeiros dias de adaptação a Portugal, até porque as pessoas são manifestamente “prestáveis”.

Nada lhe tem faltado, garante, nesta primeira experiência internacional. O objectivo é que esta temporada no clube de Leiria lhe abra perspectivas para outras aventuras, mais glamorosas, pelo Velho Continente.

“Hoje em dia, como estão as competições de andebol no Brasil, com cada vez menos equipas, os atletas estão saindo. Já não se investe no andebol e depois da pandemia está cada vez pior. Quando me convidaram disse logo que sim, que tinha interesse. Agora pretendo dar o melhor de mim para abrir portas para novas oportunidades.”

O currículo fala por ela. A lateral, de 28 anos, jogou nos últimos anos no Recife na vertente de pavilhão, mas onde ela tem um currículo esmagador é no andebol de praia, onde além do título mundial também triunfou nos Jogos Pan-Americanos.

“Graças a Deus, continuo sempre a ser escalada”, diz a andebolista, que adora a “vibe vibrante” daquela variante. As colegas da Juve Lis, de resto, já a convidaram para reforçar as respectivas equipas para a competição estival.

Mas Milena nã

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ