Missão Ucrânia

Na fronteira da Ucrânia com a Hungria há 21 mulheres, crianças e jovens que já só esperam pela viagem para Leiria

6 mar 2022 12:28

Equipa accionada pela Câmara de Leiria prevê reunir-se pela primeira vez com o grupo de refugiados na fronteira de Tiszabecs

na-fronteira-da-ucrania-com-a-hungria-ha-21-mulheres-criancas-e-jovens-que-ja-so-esperam-pela-viagem-para-leiria
Grupo composto por mulheres, jovens e crianças virá para Leiria, onde a maioria tem familiares ou amigos
Ricardo Graça

As cinco carrinhas que integram a caravana de ajuda humanitária proveniente de Leiria chegaram esta manhã ao destino, em dois momentos entre as 05:00 e as 07:00, hora portuguesa, depois de atravessarem Portugal, Espanha, França, Itália, Eslovénia e Hungria, numa viagem de 3.300 quilómetros e mais de 35 horas.

Nas próximas 24 horas, é esperada a chegada do camião carregado com 20 toneladas de donativos (produtos alimentares e de higiene, roupa e acessórios electrónicos, entre outros) entregues por particulares e empresas e recolhidos no contexto da campanha solidária SOS Ucrânia, que o Município de Leiria está a organizar em associação com a comunidade ucraniana do concelho.

As cinco carrinhas – três delas accionadas pela Câmara Municipal de Leiria e outras duas suportadas pelo Grupo Movicortes, proprietário do JORNAL DE LEIRIA, e pela Matcerâmica, empresa de louça com instalações em São Mamede, Batalha – ficaram baseadas em Mátészalka, cidade a 50 quilómetros da fronteira de Tiszabecs (Hungria) com a Ucrânia.

As equipas mobilizadas pela autarquia incluem a médica Inês Vieira, o comandante Miguel Novais dos Bombeiros Voluntários de Leiria e os bombeiros Hugo Fernandes dos Voluntários da Ortigosa, José Manuel dos Voluntários da Maceira e Fernando Fernandes dos Sapadores de Leiria, além de dois cidadãos ucranianos.

As cinco carrinhas também levaram para a Hungria uma quantidade de donativos, incluindo medicamentos, que serão descarregados na fronteira, em articulação com a associação ucraniana destinatária, que se encontra a dar apoio aos refugiados.

Do lado de lá, ainda na Ucrânia, estão as 21 mulheres, crianças e jovens, num grupo com dois bebés, que aguardam há vários dias pela comitiva, que, no regresso, as vai levar para Leiria, onde a maioria tem familiares ou amigos.

Está, assim, cada vez mais perto, o objectivo que vai colocar este conjunto de refugiados sinalizados pela comunidade ucraniana em Portugal a salvo do medo, da ansiedade e da insegurança causada pela invasão da Ucrânia pela Rússia. 

Grupos de voluntários disponibilizam ajuda aos refugiados que chegam da Ucrânia, na fronteira de Tiszabecs, na Hungria.

Grupos de voluntários oferecem transporte e alojamento para os refugiados que chegam da Ucrânia, na fronteira de Tiszabecs, na Hungria.

Homens com mais de 60 anos e mulheres sozinhas ou com filhos abandonam a Ucrânia com pouco mais do que a roupa que trazem no corpo.

Expressões de tristeza e de incerteza são visíveis no rosto dos que chegam à fronteira de Tiszabecs.

Os refugiados aguardam na zona de fronteira por alguém que os vá recolher e que lhes garanta um pouco de conforto após uma longa jornada a fugir da guerra.

Veja Também