Economia

Ministro do Mar visita o Porto da Nazaré e unidade de transformação de pescado em Valado dos Frade

7 mai 2020 09:29

Unidade de transformação de pescado da Luís Silvério & Filhos representa um investimento de 16,5 milhões de euros

ministro-do-mar-visita-o-porto-da-nazare-e-unidade-de-transformacao-de-pescado-em-valado-dos-frade
Governante visitou embarcação Libries, propriedade do Estado destinada à investigação e que está a ser intervencionada na Nazaré
CMN

O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, deslocou-se esta quarta-feira, dia 6 de maio, à Nazaré para uma visita ao Porto da Nazaré e a uma unidade de transformação de pescado, instalada na Área de Localização Empresarial de Valado dos Frades.

O governante iniciou a sua visita na área de reparações do Porto, à embarcação Libries, propriedade do Estado destinada à investigação e que está a ser intervencionada na Nazaré, ouvindo, na ocasião, o represente dos armadores de pesca da Nazaré e o Presidente da Câmara Municipal, Walter Chicharro.

O autarca felicitou o ministro do Mar pela “decisão de aumentar a quota de pesca da sardinha para um total de 6.300 toneladas até 31 de julho”, o que representa um aumento de 1.300 toneladas face aos limites máximos de captura fixados em 2019.

Já o sector fala em “contentamento” com o anunciado aumento da quota de pesca da sardinha até Julho, mas espera que sejam garantidas “condições para que o setor mantenha a atividade até perto do final do ano”, recordou Joaquim Zarro, presidente da Associação de Armadores de Pesca da Nazaré.

“A medida reflete uma melhoria significativa do recurso, um aumento muito grande da biomassa, da abundância da sardinha em águas ibéricas, como sempre havíamos dito.”

Walter Chicharro teve, ainda, a oportunidade para trocar impressões com a Presidente do Conselho de Administração da Docapesca, Teresa Coelho, sobre a transferência das áreas de não pesca do Porto da Nazaré para a Câmara. “Estima-se que essa transferência possa estar concluída até ao final do primeiro trimestre de 2021”, informou o autarca.

O ministro Ricardo Serrão Santos terminou a sua deslocação à Nazaré com uma visita à Fábrica de Conservas Luís Silvério & Filhos, a funcionar na Área de Localização Empresarial de Valado dos Frades. Esta nova unidade de transformação de pescado da empresa representa um investimento de 16,5 milhões de euros, apoiado por fundos europeus de 6,5 milhões de euros.

#SEMFOMENAREGIÃO

Junte-se a uma grande causa

Ao assinar o Jornal de Leiria durante o mês de Maio, está a contribuir com 10€ para o combate à fome na nossa região.

Uma iniciativa com o apoio Makro

Saiba mais aqui.