Sociedade

Bênção do mar celebra Dia do Homem do Mar na Nazaré

3 mai 2020 19:28

A Nazaré homenageou, hoje, a comunidade piscatória do concelho comemorando o Dia do Homem do mar, de uma forma simbólica, com a bênção do mar e a presença de um grupo restrito na celebração.

bencao-do-mar-celebra-dia-do-homem-do-mar-na-nazare
Cerimónia é uma homenagem a todos os que trabalham no mar
CMN

A data é uma tradição nazarena, que se costuma celebrar no primeiro fim-de-semana de Maio, através de procissões pedestres e marítimas, com a organização da Paróquia da Pederneira - Nazaré, Rumo à Pesca e Apostolado do Mar, e colaboração da Câmara Municipal e Confraria Nossa Senhora da Nazaré.

Este ano, devido às restrições geradas pela necessidade de conter a pandemia do novo coronavírus, a festa não se realizou nos moldes habituais, mas a organização não quis deixar passar a data em branco.

“Trata-se de um dia importante para a memória da nossa comunidade”, refere a Paróquia, pelo que se realizou, hoje, uma “singela homenagem” aos que trabalham no mar, junto ao Bico da Memória, no Sítio da Nazaré.

O momento de celebração consistiu numa bênção do mar e cumpriu as medidas de salvaguarda e distanciamento social, não tido sido aberto ao público, mas apenas a um número limitado de convidados.