Sociedade

Hoje e amanhã, Nazaré mantém fé via facebook

11 abr 2020 20:00

Celebrações religiosas decorrem sem a presença da multidão

hoje-e-amanha-nazare-mantem-fe-via-facebook
Santuário será palco de celebrações
Ricardo Graça/Arquivo

A Paróquia da Nazaré levou, ontem, as imagens de Nossa Senhora da Soledade e do Senhor dos Passos a casa dos munícipes numa via sacra nocturna, diferente do habitual devido ao período de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, para celebrar a fé com todos os devotos. Hoje e amanhã, as celebrações decorrem com emissão via facebook.

Em comunicado, o Munícípio explica: “O Tríduo Pascal, o conjunto de três dias celebrados no Cristianismo, composto pela Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa (Dia da Paixão do Senhor), o Sábado Santo (com Vigília Pascal), celebrado em memória da Paixão, morte e ressurreição de Jesus, conforme os Evangelhos, tem estado a ser celebrado à distância, sem a presença de público, com a realização de missas online e a via sacra de ontem”.

Com o apoio de devotos, Confraria NS Nazaré, Junta de Freguesia da Nazaré e Esquadra local da PSP, as duas imagens percorreram as principais ruas da vila, em carrinhas, acompanhadas pelos padres Paolo Lagatta e Salvatore Forte, que presentearam os habitantes com várias canções e rezas. Hoje, a Vigília Pascal será feita a partir do Santuário para a casa dos fiéis, a partir das 21 horas), com transmissão pelo facebook, na conta da Confraria: https://www.facebook.com/cnsdanazare/, e da Paróquia https://www.facebook.com/paroquianazarepederneira/

Esta foi a forma encontrada, pela Paróquia e Confraria NS Nazaré, para chegar aos munícipes, confinados às suas casas, sem se poderem deslocar aos locais de culto para acompanhar as tradicionais celebrações desta época. “A iniciativa surgiu no intuito de animar a população num momento tão marcante como o que estamos a viver, e tentar unir uma forte devoção tradicional, a do Senhor dos Passos, com uma mensagem de esperança própria do tempo Pascal”, explica Paolo Lagatta.

As mensagens de agradecimento e de louvor pela iniciativa não se fizeram esperar. “Não havia casa, quintal ou janela que, mesmo nos lados mais recônditos, não tivesse uma vela, colcha ou pequeno sinal. De repente fez-se uma grande luz em toda a vila, e a noite pareceu até mais serena, os ânimos aliviados, os prantos e as rezas atendidas. Um momento histórico que ficará na memória de quem o organizou e de toda a população”.

Assim, via facebook, o programa de celebrações continua hoje, dia 11, com Vigília Pascal, pelas 21 horas, a partir do Santuário da Nazaré; e amanhã, assinala-se o Domingo da Ressurreição, pelas 10 horas, a partir da Paróquia de Famalicão, e às 11:30 horas,  a partir do  Santuário da Nazaré.