Sociedade

Marinha Grande acolhe Presépio com mais de duas mil figuras tradicionais

25 nov 2025 14:00

Inauguração acontece sábado, dia 29 de Novembro, no Edifício da Resinagem

marinha-grande-acolhe-presepio-com-mais-de-duas-mil-figuras-tradicionais
.
DR

O Edifício da Resinagem, na Marinha Grande, torna a receber o Presépio de Filipe Ferreira, composto por mais de duas mil figuras tradicionais.

A 11.ª edição desta exposição inaugura sábado, dia 29 de Novembro, às 17 horas, e poderá ser visitada até 6 de Janeiro. Durante este período, o Presépio pode ser visto às quartas a sextas-feiras, das 10 às 13 horas e das 14 às 16 horas; aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 13 horas e das 14 às 20 horas; nos dias 24 e 31 de Dezembro, das 11 às 16 horas; e nos dias 25 de Dezembro e 1 de Janeiro, das 14 às 18 horas.

Nesta edição, o Presépio atinge novas dimensões: ocupa mais de 65 metros quadrados, incorporando mais de 2000 figuras tradicionais portuguesas e centenas de acessórios artesanais, todos concebidos pelo próprio autor. “A obra, que retrata o Nascimento de Jesus, reflecte também, como é típico dos presépios tradicionais portugueses, uma representação rica dos costumes, tradições e cenas do quotidiano do povo português”, explica o autor.

“Mas a verdadeira magia está no movimento: 50 mecanismos animam o Presépio, criando cenas vibrantes e cheias de vida. Há moinhos que giram, ranchos a dançar, vários trabalhos no campo, Reis Magos a aproximarem-se do estábulo, tecedeiras no tear, galinhas a picar o milho, pastor a tosquiar as ovelhas — entre muitos outros detalhes. O resultado é um presépio que mistura tradição, mecânica e imaginação de forma magistral”, refere Filipe Ferreira, que quer afirmar este trabalho como “símbolo cultural da região Centro”.