Entrevista
Carlos Daniel: "A IA é um desafio para a sociedade e para o mundo"
8 jan 2026 07:00
O jornalista da RTP é um dos rostos mais conhecidos da televisão portuguesa. Esteve em Leiria com a banda Tertúlia dos 40, onde é um dos vocalistas
É um dos vocalistas da Tertúlia dos 40, que actuou num concerto de Natal do Viver Activo, em Leiria. Como é que surgiu este desafio?
Conhecíamo-nos há muitos anos e nos jantares de amigos a noite acabava normalmente com o Filipe a tocar e a fazer o favor de nos deixar cantar. Tínhamos 20 e tais anos, 30 no máximo. Passados uns quantos anos, dissemos que era giro fazer aquilo de forma mais estruturada e profissional. Começámos por ser só os três, com histórias da nossa profissão e cantigas que têm muito a ver com memórias e com as etapas do nosso crescimento. A determinado momento, sentimos falta de um suporte musical mais forte para cantar outras coisas e, de repente, a Tertúlia passou a ser uma banda. Fazemos isto profissionalmente, empenhámo-nos, mas para mim, e também para o João Ricardo [Pateiro, jornalista da TSF], é o nosso recreio, um cantinho de diversão da vida. Os músicos são todos profissionais, tirando eu e o João. Já temos duas ou três canções originais, duas gravadas, e vamos gravar mais uma.
As pessoas ficam surpreendidas ao verem-no cantar?
Acho que sim, porque o palco, as cantigas… são outra dimensão. Nunca tive facilidade em apresentar espectáculos, mas sou outra pessoa no palco, claro que tendo a noção que tenho 55 anos, um nome, mas nada me inibe de estar ali divertido, a dar os saltos e a cantar. Normalmente, adiamos as coisas que gostamos e passamos a vida a dizer que um dia vamos fazer. Quando chega esse dia dizemos: já devíamos ter feito. A Tertúlia é um bocadinho uma vingança contra isso. Foi dizer: se gostamos de cantar, se aquilo nos diverte e até há pessoas que gostam, então é este o momento.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.