Sociedade

Leiria: Três dias de festa para comemorar Dia do Município

21 mai 2021 18:10

As comemorações começam esta sexta-feira e contemplam iniciativas culturais, inaugurações e homenagens. O Castelo reabre amanhã, sábado, dia em que entram em funcionamento os acessos mecânicos ao monumento.

leiria-tres-dias-de-festa-para-comemorar-dia-do-municipio
Dia do Município de Leiria é este sábado, dia 22
Ricardo Graça

Leiria vai assinalar o Dia do Município com três dias de comemorações, a começar esta sexta-feira, dia 21, com inaugurações, homenagens e vários momentos culturais.

A abertura acontecerá hoje, pelas 19:30 horas, com o concerto de David Fonseca no Teatro José Lúcio da Silva.

O artista apresenta-se em palco com Closer, um espectáculo multimédia que cruza o cinema e a fotografia com a música. Será uma viagem intimista através do imaginário do compositor que em Leiria fundou os Silence 4.

Sessão solene com vice-almirante Gouveia e Melo

Amanhã, sábado, feriado municipal, reabre o Castelo de Leiria, pelas 9:30 horas. E 30 minutos depois, inicia-se a sessão solene do Dia do Município, no Teatro José Lúcio da Silva, também com transmissão online.

A cerimónia inclui a atribuição de medalhas de mérito municipal nas classes empresarial, serviços relevantes, cultura e desporto. São 19 as pessoas e instituições distinguidas.

O encerramento fica a cargo do vice-almirante Gouveia e Melo, responsável pelo plano de vacinação contra a Covid-19.

No sábado, o Dia do Município termina com homenagem a empresários do concelho, a reconhecer o contributo no combate à pandemia.

No domingo, tem lugar o descerramento da placa de homenagem a Carlos Vieira na ciclopista da Avenida Heróis de Angola, seguindo-se a inauguração de uma exposição de fotografia na galeria do Mercado de Santana.

Ainda no domingo, haverá um evento de reconhecimento ao sector social e bombeiros, pelas 15:30 horas, no Teatro José Lúcio da Silva, com a secretária de Estado da Acção Social, Rita da Cunha Mendes.

Castelo reabre com entradas livres até Junho

O Castelo de Leiria reabre ao público este sábado, após ter estado fechado quase dois anos para reabilitação de alguns dos seus espaços, num investimento de cerca de 4,4 milhões de euros que inclui três acessos mecânicos. Até Junho, a entrada é livre.

A reabertura contará com uma programação cultural que se estenderá até 6 de Junho para celebrar o fim dos trabalhos e a devolução do espaço à comunidade.

As portas reabrem amanhã, pelas 9:30 horas, com performances de dança a realizar ao longo do dia pela Escola de Dança Clara Leão.

Para as 16 horas, está marcada uma conferência de homenagem ao historiador natural de Leiria, José Mattoso, que será transmitida em streaming nas redes sociais do Município e contará com as intervenções de João Bonifácio Serra, Saul António Gomes e Bernardo Vasconcelos.

O dia encerra às 17:30 horas com um concerto do Decateto de Metais de Leiria – AFCL.

No domingo, pelas 9:30 horas, a escola Clara Leão continuará a animar o espaço, com a companhia do O Nariz – Teatro de Grupo que apresentará o espectáculo Coisas que não se vêm nem se falam, entremez teatral a realizar ao longo do dia.

A 29 de Maio, haverá uma deambulação musical [Trovas de D. Dinis] a realizar ao longo do dia, pela CaosArte, e às 19 horas, está programado o Ciclo de Música Exploratória Portuguesa, CALHAU!, na Igreja de Santa Maria da Pena.

No dia 30, nova deambulação teatral ao longo do dia pela Palavras de Sobra – Associação de Artes faz uma Viagem nos tempos – Estórias do Castelo, antes de, às 19 horas, o Coro Ninfas do Lis actuar no Largo da Traição.

Rodrigo Leão apresenta-se no dia 5 de Junho, com O Método, no auditório ao ar livre.

No dia seguinte, às 17 horas, acontece um concerto pelo Quarteto SAMP.

Pontes do Lis recebem música, dança e poesia

Amanhã, dia 22, as pontes do rio Lis, na cidade de Leiria, vão ser transformadas em palcos para as artes (música, dança, poesia, e fotografia).

Organizado pela Rede Cultura 2027, entidade responsável pela candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura, em parceria com o Município de Leiria, o Pontes de Contacto acontece das 15 às 24 horas, em seis estações.

O acesso é gratuito e não carece de inscrição ou bilhete.

Na Ponte do Relógio, junto ao Jardim de Santo Agostinho, alunos do Agrupamento de Escolas de Marrazes juntam-se ao Centro de Interpretação Ambiental e ao Museu de Leiria para, pelas 18:30 horas, sensibilizar o público para o activismo ambiental. O espectáculo apresenta uma obra baseada nos ritmos do hip-hop, do kuduro, do funk e do samba reggae, entre outros, que associa a objectos de plástico usados no dia a dia.

Já na Ponte El Rei D.Dinis, no Jardim da Vala Real, entre as 21:30 e as 22:30 horas, afirma-se a diversidade através da partilha. A livraria Arquivo propõe Palavras de Liberdade, com Ricardo Graça a musicar poemas, num apelo à liberdade, ao afecto e ao encontro, já a Escola de Dança Clara Leão quer mostrar como a liberdade do corpo e do espírito não têm idade.

Na Ponte do Marachão, das 15 às 19 horas, sugere-se uma travessia com 13 mil quilómetros, de Portugal até à Indonésia, com o projecto Bateria a fazer ouvir os instrumentos que compõem uma orquestra balinesa de gamelão Gong Kebyar.

Também com início às 15 horas, mas encerramento às 21 horas, na Ponte Pic-nic, reflecte-se sobre fé, crença e crise, por iniciativa do fotógrafo Idalécio Francisco e do poeta Paulo José Costa. Há uma exposição fotográfica e dois momentos musicais.

Na Ponte Dr. José Lopes Vieira, às 17 horas, ecoam as Pontes Electroacústicas da SAMP, representada por André Roque e João Carlos Franco, que transformam o popular e o histórico em erudito e contemporâneo, a partir de temas retirados do cancioneiro de Leiria.

Por fim, na Ponte Bar, o atelier de arquitectos Parto exibe, entre as 20:45 e as 24:00 horas, uma instalação com o título Rever.

Retratos por oito fotógrafos num tributo a Fabião

José Fabião é a figura que inspira a intervenção do colectivo Café Central, este sábado, 22 de Maio, no centro histórico de Leiria, com oito fotógrafos a oferecerem retratos digitais, a preto e branco, a quem se quiser deixar captar pela objectiva.

O evento chama-se Tipo Passe e prevê oito estúdios de rua, entre as 11 e as 13 horas, para assinalar o Dia do Município. O resultado será uma imagem de Leiria em 2021, através dos retratos de quem a vive.

Participam os fotógrafos Rita Carmo (Blitz), Nuno André Ferreira (agência Lusa e Grupo Cofina, premiado em 2021 no World Press Photo e vencedor do Prémio Rei de Espanha 2018) e Joaquim Dâmaso (Região de Leiria, várias vezes distinguido no prémio Society For News Design).

Os outros fotógrafos são Ricardo Graça (JORNAL DE LEIRIA), Carla de Sousa (representada em diversas exposições individuais e colectivas desde 2012), Maria Kowalski (investigadora no projecto Photo Impulse - ICNOVA e docente do Politécnico de Leiria), Paulo Cunha (agência Lusa) e Né Themudo (fotógrafo free-lancer e formador).

Os retratos acontecem na Rua Direita (cinco estúdios, entre o Terreiro e o Centro Cívico), na Praça Rodrigues Lobo (dois estúdios, junto ao Praça Caffèe e perto da Just Tattoos) e na Rua Gago Coutinho (na zona da Mercearia Ferreira).