Sociedade

Dia do Município de Leiria distingue entidades e personalidades da saúde

11 mai 2021 19:11

Nos três dias de comemoração está integrada a reabertura do castelo

dia-do-municipio-de-leiria-distingue-entidades-e-personalidades-da-saude
Os novos acessos ao castelo vão ser inaugurados no dia 22 de Maio
Ricardo Graça

O Dia do Município deste ano vai ser comemorado nos dias 21, 22 e 23. São três dias de festa, onde serão distinguidas entidades e personalidades da saúde, assim como será assinalada a reabertura do castelo e o início de funcionamento dos seus acessos mecânicos.

Haverá homenagens a empresas e Instituições Particulares de Solidariedade Social que durante a pandemia demonstraram a sua coragem, resiliência e capacidade de superação, refere uma nota de imprensa.

A festa inicia-se na noite de 21 de Maio, com o concerto de David Fonseca, pelas 19:30 horas, no Teatro José Lúcio da Silva.

Sábado, 22 de Maio, assinala-se o Dia do Município de Leiria, que começa pelas 9 horas, com a reabertura oficial do Castelo de Leiria, pelo presidente do Município de Leiria, Gonçalo Lopes, e, às 9:40, tem início a sessão solene do Dia do Município, no Teatro José Lúcio da Silva, também com transmissão online.

No decurso deste evento serão entregues as Medalhas de Mérito Municipal, que visam reconhecer a acção de pessoas e entidades em prol do desenvolvimento e notoriedade do concelho de Leiria, bem como distinguir personalidade leirienses com um contributo relevante nas suas áreas de actividade primordiais.

Classe Serviços Relevantes:

Grau Ouro ao Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral e ao Centro Hospitalar de Leiria, "pelo inestimável contributo de todos os grupos profissionais que o integram nas ações de combate à pandemia Covid-19".

Grau Prata a Carlos Neto, "pelo seu trabalho mundialmente reconhecido em torno da motricidade humana, com particular ênfase no papel do brincar e do jogo no desenvolvimento das crianças" e para Dora Raquel Heleno Gaspar, "pelo seu percurso académico e profissional na defesa do ambiente, com destaque para a proteção da flora e da fauna do estuário do Sado, materializada na cooperativa Ocean Alive de que é cofundadora".

Grau Prata à Fundação Caixa Agrícola de Leiria, "pela relevância do seu contributo para a promoção cultural, educativa, artística, social e filantrópica do concelho" e a Maria Isabel Almeida Gonçalves, "pelo seu percurso de vida dedicado à defesa dos direitos humanos, com particular empenho na protecção das mulheres vítimas de violência doméstica e na luta pela igualdade de género".

Grau Cobre a Américo Bom, a título póstumo, pelo seu papel enquanto empresário e dinamizador do associativismo e desenvolvimento da Freguesia de Amor, na qual exercia funções de presidente da Junta de Freguesia aquando do seu falecimento inesperado.

 

Categoria Cultura:

Grau Ouro à Associação Filarmónica Bidoeirense por ocasião da comemoração dos 100 anos da sua fundação, ao Orfeão de Leiria | Conservatório de Artes, por ocasião da comemoração dos 75 anos da sua fundação, à Sociedade Filarmónica São Cristóvão, da Caranguejeira, por ocasião da comemoração dos 75 anos da sua fundação, e à Sociedade Filarmónica Senhor dos Aflitos, do Soutocico, por ocasião da comemoração dos 75 anos da sua fundação.

Grau Cobre a Raul Marques Pedrosa, a título póstumo, "pelo seu relevante contributo para o desenvolvimento do folclore e da cultura da região de Leiria, através do Rancho Folclórico Rosas da Alegria de Sismaria".

Categoria Desporto:

Grau Ouro ao Atlético Clube da Sismaria, por ocasião da comemoração dos 75 anos da sua fundação, a Carlos Manuel Vieira, a título póstumo, "pelo seu relevante desempenho enquanto promotor da prática desportiva, em particular do ciclismo, e pelo seu papel enquanto promotor do Concelho de Leiria em vários pontos do mundo".

Grau Prata a Auriol Dongmo, "pelo seu relevante desempenho desportivo". Radicada em Leiria, sagrou-se Campeã da Europa do lançamento do peso e irá representar Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021.

Grau Cobre a Carlos Alberto Carreira dos Santos, a título póstumo, "pelo seu contributo para o desenvolvimento do futebol local e nacional, enquanto membro dos órgãos da União Desportiva de Leiria e delegado da Liga Portugal".

Categoria Empresarial:

Grau Prata ao Grupo Beatriz Godinho, "pelo seu percurso empresarial de mais de quatro décadas, que tem dado grande contributo ao desenvolvimento do Concelho de Leiria e como reconhecimento do seu papel de relevo na vida quotidiana e na promoção da saúde dos leirienses".

Grau Prata à PRF – Gás, Tecnologia e Construção, SA, "pelo seu percurso empresarial de três décadas que tem dado grande contributo ao desenvolvimento do concelho de Leiria e como reconhecimento do seu papel de vanguarda, nomeadamente na investigação nacional do hidrogénio verde".

Grau Cobre à Sound Particles, SA, "como reconhecimento do seu trabalho ímpar de inovação tecnológica na engenharia de som, que a levou a um lugar de charneira mundial, possibilitando, entre outros, o trabalho directo com os principais estúdios de Hollywood".

As comemorações do 22 de Maio, continuam ao longo do dia, no Castelo de Leiria, com performances pela escola de Dança Clara Leão e, pelas 16 horas, uma conferência de homenagem a José Mattoso (transmitida via streaming nas redes sociais do Município de Leiria).

O Concerto Decateto de Metais de Leiria, pela Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria - AFCL, realiza-se pelas 17:30 horas, no Anfiteatro do Castelo.

Entre as 15 e as 23horas e sob o tema Pontes de Contacto realizam-se, nas pontes do Rio Lis (entre a Ponte do marachão e a Ponte Dr. José Lopes Vieira (entrada do Parque do Avião, junto ao Largo do Papa), diversas performances artísticas.

O dia do Município termina com uma homenagem a empresários do concelho de Leiria, que visa "reconhecer o inestimável contributo que prestaram no combate à pandemia Covid-19".

No dia 23 de Maio, às 10:30, tem lugar o descerramento de uma placa de homenagem a Carlos Vieira, na ciclopista da Av. Heróis de Angola, a que se segue, pelas 11 horas, uma breve cerimónia a recordar Carlos Vieira, "o nosso “Ciclista Bombeiro”, com as intervenções do presidente da Câmara, de um representante da família e do presidente do Sporting Clube de Portugal".

A homenagem a Carlos Vieira termina com a inauguração de uma exposição fotográfica na Galeria do Mercado de Sant’Ana.

O evento de reconhecimento ao Sector Social e Bombeiros, no contexto do combate aos efeitos da pandemia Covid-19, realiza-se pelas 15:30, no Teatro José Lúcio da Silva e conta com a presença da secretária de Estado da Acção Social, Rita da Cunha Mendes.