Viver

João Pombeiro ganha prémio no "Retro Avantgarde Film Festival" com video para Surma

14 nov 2021 11:03

Com videoclipe do tema "Wanna Be Basquiat"

Jacinto Silva Duro

Clique em cima para ver o vídeo

O videoclipe do tema "Wanna Be Basquiat", de Surma, realizado pelo cineasta e artista plástico João Pombeiro, foi galardoado com o prémio Best Music Video na edição deste ano do Retro Avantgarde Film Festival, de Nova Iorque.

"Usei uma técnica de animação com colagem digital que é meio 3D", explica o autor.

Quando, há dois anos, Pombeiro foi convidado a realizar o filme, começou com a missão de criar um videoclipe, mas o projecto evoluiu e transformou-se numa curta-metragem que, de certa maneira, o realizador enquadra, a nível estético e técnico, numa sequência iniciada com o vídeo de "Kite", retirado do álbum "Above the Trees", de Nádia Schilling, e continuada com "Back To Nature", que realizou para a banda Nightmares On Wax, que também esteve em competição no Retro Avantgarde Film Festival.

"Competi contra mim mesmo", brinca o cineasta que adianta ter abordado no clipe para Surma o ambiente dos anos 50, do pós II Guerra Mundial, de crescimento económico e industrialização rápida, que marcou o período do Babyboom



"Há uma ideia de futuro e progresso, com fábricas, com os trabalhadores, com as famílias da classe média", exemplifica.

"Quando me apercebi, já não fazia um videoclipe, mas uma curta-metragem sobre um tempo onde as pessoas trabalhavam em prol do progresso que, depois, teve as consequências que sabemos."

O filme acabou por ser mais comprido do que o tema de Surma. A parte sonora do tempo extra foi adicionada por Pombeiro, que usou material da época, incluindo um discurso sobre os avanços daqueles anos.

A nível técnico e estético, o autor sublinha que o vídeo de "Wanna Be Basquiat", que demorou cerca de quatro meses a ser concebido, vai além da narrativa experimental e da simples curta-metragem.

João Pombeiro, formou-se na ESAD.CR, de Caldas da Rainha, é natural de Leiria e, entre outras coisas, autor das animações da popular série Bruno Aleixo.