Economia

IRS sem custo: plataforma da Deco ajuda a preencher declaração

24 mar 2017 00:00

Disponível a partir de hoje, dia 24 de Março

irs-sem-custo-plataforma-da-deco-ajuda-a-preencher-declaracao-6166

No ano passado, 12 mil contribuintes pediram a ajuda da Deco devido a dificuldades no preenchimento da declaração de IRS. Por isso, este ano a associação de defesa do consumidor disponibiliza novamente o seu apoio através da página www.irssemcusto.pt.

Depois de entrar no site, é preciso preencher os dados do lado direito e clicar em confirmar para avançar. Encontram então resposta a diversas dúvidas, tais como: onde inserir as despesas com as cantinas escolares, como declarar a venda da casa ou se o subsídio de desemprego entra no IRS.

A Deco disponibiliza também uma linha telefónica de apoio, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas (808 200 148, só telefone fixo, ou 218 418 743, para telemóveis).

A partir do início de Abril estará igualmente disponível um simulador, que pode ser usado por todos os contribuintes, associados ou não da Deco, que permite preencher o IRS, passo a passo, e respondendo a perguntas simples, tais como se tem filhos ou se vendeu uma casa em 2016.

O nosso simulador tem ainda a vantagem de ajudar a escolher a opção mais vantajosa para o contribuinte, sempre que tiver de optar por dois regimes de tributação”, explica a associação.

No final do preenchimento, é possível simular e ficar desde logo a saber quanto tem a pagar ou a receber. Depois, é só copiar os valores e inseri-los nos impressos oficiais ou no Portal das Finanças.