Viver

Gaeiras mostra 2000 presépios juntando obras de 100 artistas

6 dez 2021 13:01

Além de materiais mais tradicionais, como barro e madeira, há presépios feitos de casca de ovo, tecido, joalharia, cortiça, vidro e componentes electrónicos.

gaeiras-mostra-2000-presepios-juntando-obras-de-100-artistas
Exposição vai estar patente até ao dia 26 de Dezembro
DR

O Convento de São Miguel das Gaeiras, em Óbidos, acolhe, a partir desta quarta-feira, dia 8, uma exposição que reúne perto de 2000 presépios, da autoria de 100 artistas.

Patente até ao dia 26 de Dezembro, a mostra destaca-se pela diversidade dos materiais, como o barro, a casca de ovo, a madeira, o ferro, o tecido, a joalharia, a cortiça, o vidro, ou até mesmo componentes electrónicos, surpreenderão os visitantes.
A iniciativa regressa este ano, após um ano de interregno, resultante da pandemia Covid-19, com algumas novidades.

Citado num comunicado da Câmara de Óbidos, o presidente da Junta de Freguesia das Gaeiras, Ricardo Duque, refere que, além da componente expositiva e venda, se pretende “transmitir uma mensagem, recorrendo ao conceito do Storytelling, enquanto arte de contar, desenvolver e adaptar histórias, assim como promover ateliers intergeracionais, por forma a juntar na mesma mesa avós e netos, na construção do seu presépio".

O autarca explica que esses ateliers contam com a curadoria de jovens artistas, como é o caso do escultor Filipe Faleiro, de Caldas da Rainha, ou André Santos, designer de produto, das Gaeiras.

O artista Ferreira da Silva, que morou nas Gaeiras, terá uma sala dedicada à interpretação que ao longo dos anos veio a fazer da sagrada família.

Ricardo Duque destaca ainda iniciativas como a 'hora do conto' e um estúdio de fotografia, “onde através do retrato se representará a sagrada família”.

Com “uma estratégia de incentivo ao comércio local”, haverá ainda um pequeno Mercado de Natal onde estarão representados alguns dos comerciantes da freguesia.

“Queremos dar oportunidade à nossa comunidade de ali comprar as suas lembranças de Natal. É urgente e importante comprar local”, apela Ricardo Duque.