Saúde

“Falar de alergias oculares é sinónimo de falar de conjuntivites”

2 mai 2016 00:00

Dulce CastanheiraAs alergias oculares afectam cerca de 20% da população. A oftalmologista identifica as principais causas e dá conselhos para as prevenir

falar-de-alergias-oculares-e-sinonimo-de-falar-de-conjuntivites-3930
Maria Anabela Silva

Quais as alergias oculares mais frequentes?
São as conjuntivites alérgicas. Falar de alergias oculares é sinónimo de falar de conjuntivites alérgicas. É uma patologia que se caracteriza pela inflamação da conjuntiva membrana que envolve o globo ocular -, provocada pela hipersensibilidade a um ou mais agentes externos.

Pode tratar-se de um episódio isolado ou de uma forma recorrente, dependendo da exposição ao factor desencadeante.

Os olhos aparecem inflamados, com prurido, lacrimejo, ardor e hipersensíveis à luz. Nas blefaroconjuntivites as pálpebras também se apresentam muito inflamadas.

Quais as principais causas/factores das doenças alérgicas oculares?
Os agentes causadores das alergias (alergenos), em pessoas susceptíveis, são variadíssimos: o pólen, o pó da casa, os ácaros, os pêlos dos animais (gatos, coelhos, cães ...), as penas das aves, picadas de insectos, cosméticos, fármacos (alergia ao princípio activo do medicamento) e alimentos (morangos, mariscos, chocolate …).

Como se dá a reacção alérgica?
O organismo reconhece o alergeno como uma substância estranha e, num segundo contacto, o sistema imunológico reage com a libertação de substâncias que alteram o normal funcionamento do organismo, dando origem à reacção inflamatória alérgica.

As alergias ocorrem com muita frequência em crianças, pois estas estão muitas vezes expostas aos alergenos, embora a alergia ocular possa aparecer em todas as idades. Estudos epidemiológicos referem uma prevalência de alergia ocular em 35% dos doentes com hipersensibilidade quando em contacto com alergenos.

As alergias oculares inserem-se muitas vezes em quadros clínicos mais vastos, como rinite, dermatites ou asma. Por vezes, existe uma tendência familiar para estas doenças. Nestes casos, dizemos que há um fundo atópico. 

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo