Sociedade

Escolas de Porto de Mós recebem mais 65 robôs didácticos para ajudar a desenvolver o raciocínio

2 dez 2019 15:48

Público-alvo são os alunos do pré-escolar e dos 1º e 2º anos, mas os equipamentos podem ser utilizados "por toda a população escolar"

escolas-de-porto-de-mos-recebem-mais-65-robos-didacticos-para-ajudar-a-desenvolver-o-raciocinio
Dispositivos ajudarão ao pensamento computacional, à literacia digital e ao desenvolvimento de competências transversais
DR

As escolas do 1.º ciclo e jardins-de-infância do concelho de Porto de Mós acabam de receber 65 robôs, que permitem realizar jogos didácticos, "introduzir programação, desenvolver o raciocínio lógico, sequencial e a inteligência espacial".

O Municípo explica, numa nota de imprensa, que a iniciativa decorre no âmbito do projecto Pensamento computacional, iniciado no pré-escolar do Centro Escolar de Porto de Mós e que agora é alargado ao 1.º ciclo, através das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) de Introdução à Programação e Informática e Programação Informática Brilhante.

O público-alvo são os alunos do pré-escolar e dos 1.º e 2.º anos de escolaridade, mas os equipamentos podem ser utilizados "por toda a população escolar", acrescenta a Câmara.

Segundo a Autarquia, este projecto pretende ser "um contributo para o desenvolvimento de capacidades associadas ao pensamento computacional, à literacia digital e ao desenvolvimento de competências transversais ao currículo escolar".

"É importante tornar as aprendizagens cada vez mais significativas e contextualizadas, levando os alunos a fortalecerem as suas competências multidisciplinares e a reforçarem a confiança nas suas capacidades", reforça o Município. Este projecto faz parte de um programa mais alargado, "onde entra a disponibilização da 'Sala do Futuro' a todos os alunos e professores do concelho e da própria FabLab [laboratório de prototipagem e fabricação digital de iniciativa municipal", pode ler-se naquela nota de imprensa.