Sociedade

Vamós já está na vila de Porto Mós

22 out 2019 00:00

Serviço entrou hoje em funcionamento.

vamos-ja-esta-na-vila-de-porto-mos-10804
Jacinto Silva Duro

O Vamós é o novo veículo da rede de transportes públicos urbanos de Porto de Mós e foi inaugurado hoje, passando a estar disponível à população no dia seguinte.

Trata-se de um serviço prestado pela Rodoviária do Lis, que disponibiliza duas linhas – vermelha e roxa – com dois circuitos urbanos distintos, que ligam os lugares da freguesia de Porto de Mós, zonas da freguesia das Pedreiras e da Calvaria de Cima à sede do concelho.

Segundo uma nota de imprensa, o objectivo é permitir à população aceder com maior facilidade a vários serviços primários, tais como a câmara municipal, tribunal, finanças, segurança social, escolas, centro de saúde ou a unidade de cuidados continuados, por exemplo.

O Vamós está equipado para receber pessoas com mobilidade condicionada e possui wifi procurando ir ao encontro das necessidades, também, dos mais jovens.

O passe de uma viagem custa 70 cêntimos e o passe mensal tem um custo de 9 euros para o utente.

O concelho de Porto de Mós passará, ainda, a estar dotado de uma ligação ao Município da Batalha, através da ligação feita no CIBA e também à Rede de Expressos, através da ligação a São Jorge.

A população pode, portanto, a partir de qualquer ponto do concelho, utilizar o Transporte Público de Passageiros, apanhar o Vamós e, depois, a Rede de Expressos.

Este é, por isso, um projeto com preocupações sociais, inclusivo e de coesão territorial e que cumpre o proposto pelo Executivo Municipal no seu programa eleitoral, refere a autarquia.

Hoje também se procedeu à inauguração da Obra de Valorização do Espaço Público Urbano da Corredoura, que visou assegurar a segurança de veículos e peões, através da construção de um muro de contenção de terras e de um espaço seguro de circulação para peões, tendo em consideração a sua proximidade a uma escola.

Ao mesmo tempo que garante a segurança da população, aquele é agora um espaço de contemplação e lazer que dignifica, também, a entrada da vila, informa o Município de Porto de Mós.