Sociedade

Época balnear a 1 de Junho em várias praias da região

31 mai 2017 00:00

Fique a saber quais são os locais onde pode tomar banhos de sol e mar com vigilância e em segurança.

epoca-balnear-a-1-de-junho-em-varias-praias-da-regiao-6534

A maioria das praias portuguesas inicia a época balnear durante o mês de Junho, de acordo com a portaria publicada pelo Governo em Diário da República.

As praias da Nazaré e de Peniche (todas as praias deste concelho) serão as primeiras estâncias balneares a abrir na região, estando marcado o início da época de banhos para dia 1 (a praia do Salgado, Nazaré, só abrirá no dia 1 de Julho).

A praia da Figueira da Foz abrirá a 17 de Junho, Pombal (Osso da Baleia) a 15 de Junho, Leiria (Praia do Pedrógão) a 15 de Junho, Marinha Grande (São Pedro de Moel, Praia da Vieira, Praia das Pedras Negras) a 15 de Junho, Alcobaça (São Martinho do Porto) a 17 de Junho. 

Neste concelho, as praias de Água de Madeiros, Légua, Polvoeira e Pedra do Ouro abrem a 1 de Julho, enquanto em Paredes de Vitória a época inicia a 24 de Junho. Nas Caldas da Rainha, a Praia do Mar, inicia a época balnear a 20 de Junho. Em Óbidos, todas as praias vão abrir a época no dia 30 de Junho.

A portaria do Governo refere que a época balnear decorre entre 1 de Maio e 15 de Outubro para efeitos da "exploração e funcionamento de concessões de apoio balnear e seus serviços acessórios". Abrange todas as praias de banhos, sejam marítimas ou fluviais, que são vigiadas por nadadores-salvadores.

 Compete às câmaras municipais definir a época balnear em cada praia do seu concelho, motivo pelo qual o calendário é cada vez mais variável de praia para praia, até dentro do mesmo município.

Das 650 áreas balneares, 175 começam a temporada na quinta-feira. A maior parte das praias - 246 de norte a sul de Portugal continental e nas regiões autónomas - abre a 15 de Junho.

O Norte é a única região do País a ter o mesmo calendário de época balnear para as praias marítimas (15 de Junho a 15 de Setembro), enquanto as zonas fluviais abrem de 15 de Junho a 15 de Julho e terminam a época entre 31 de Agosto e 15 de Setembro.

No Centro a época varia, em quase todas as praias, entre 15 de Junho e 1 de Julho para o início e, em muitas áreas, entre 10 e 17 de Setembro no encerramento. No entanto, várias praias do interior têm um calendário distinto.

No Algarve o calendário decorre quase sempre de 15 de Maio e 30 de Setembro, com excepção de Albufeira (que termina a temporada a 15 de Outubro) e o Pego Fundo, em Alcoutim (de 13 de Maio a 24 de Setembro).

Considerando apenas as zonas balneares do interior, a época balnear nas praias fluviais arranca sobretudo entre 15 de Junho e 1 de Julho e termina em datas variáveis durante o mês de Setembro.

Em quase metade das praias fluviais do País, a época balnear é mais curta, decorrendo de 1 de Julho a 31 de Agosto.

Lusa/JORNAL DE LEIRIA