Sociedade

Empresas da região vão usar plástico de mar como matéria-prima por

9 nov 2018 00:00

Projecto de economia circular desenvolvido por empresas de Porto de Mós e de Alcobaça, numa parceria com centro técnologico de Matosinhos.

empresas-da-regiao-vao-usar-plastico-de-mar-como-materia-prima-por-9463
Maria Anabela Silva

As sucessivas campanhas de recolha de lixo marinho realizadas nas praias portuguesas têm contribuído para a retirar da costa largas centenas de plástico, um dos grandes vilões quando se fala deste problema ambiental. Esses resíduos são depois depositados em ecopontos e encaminhados para a reciclagem, acabando, contudo, por “perder algum valor”.

Ora, para aproveitar “ao máximo” a potencialidade do plástico do mar, a Sirplaste, empresa de reciclagem deste tipo de material sediada em Porto de Mós, e a Revalor – Recuperação e Valorização de Resíduos, de Alcobaça, juntaram- se ao CEIIA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, de Matosinhos.

O objectivo desta parceria é “desenvolver tecnologia que permita utilizar o plástico de mar como matéria-prima”, explica João Vasconcelos, ex-secretário de Estado da Indústria e um dos mentores deste projecto, que incorpora os princípios da economia circular.

[p
Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ