Sociedade

“Documento forjado” não será "forjado" e Barreiras Duarte diz-se “alvo de campanha ignominiosa"

14 mar 2018 00:00

“Todos os movimentos e acções relacionados com esse caso estão devidamente documentados e são inequívocos quanto à minha inocência."

documento-forjado-nao-sera-forjado-e-barreiras-duarte-diz-se-alvo-de-campanha-ignominiosa-8307

A Procuradoria Geral da República (PGR) confirmou ao JORNAL DE LEIRIA que irá abrir um inquérito ao caso que envolve Feliciano Barreiras Duarte, secretário-geral do PSD, depois de o social-democrata ter sido acusado publicamente, no sábado, na última edição do jornal SOL, de ter “forjado documentos” relativos ao seu percurso académico. 

Segundo aquele semanário, o político teria apresentado um “documento forjado”, supostamente emitida pela Universidade da Califórnia (UC), em Berkeley, em como teria sido “visiting scholar”. O SOL baseia a sua notícia nas declarações da professora Deolinda Adão, da UC.

Na segunda-feira, e segundo o Observador, esta responsável terá recuado nas afirmações de que se trata de um “documento forjado”.

Entretanto, a PGR procedeu à recolha de elementos que foram encaminhados para o DIAP de Lisboa com vista a inquérito. Barreiras Duarte, que é natural do Bombarral, já foi deputado eleito por Leiria, na Assembleia da República e secretário de Estado de Durão Barroso, disponibilizou-se para colaborar com o DIAP, tendo, através de comunicado emitido ontem, já noite dentro, reafirmado que “nada fez de errado” e que é “alvo de campanha ignominiosa”.

“Todos os movimentos e acções relacionados com esse caso estão devidamente documentados e são inequívocos quanto à minha inocência; fui convidado para visiting scholar (estatuto que não confere qualquer grau académico) e não me fiz convidado; não tirei qualquer proveito da Universidade de Berkely – nem financeiro, nem académico, nem profissional, nem político”, afirma.

Feliciano Barreiras Duarte diz que não vai demitir-se do cargo de secretário-geral do PSD e adianta que “a principal e mais grave acusação caiu por terra", sublinhando as declarações ao Observador, de Deolinda Adão. 

“Vou esperar, serenamente e em silêncio absoluto, mas, confesso, magoado, pelos resultados do inquérito da PGR. Sofri muito nos últimos dias, por causa deste vilipêndio”, remata Barreiras Duarte.