Sociedade

Barreiras Duarte suspeito de forjar currículo

10 mar 2018 00:00

Universidade da Califórnia desmentiu que o deputado de Leiria tenha o estatuto de 'visiting scholar’.

barreiras-duarte-suspeito-de-forjar-curriculo-8296

Feliciano José Barreiras Duarte, ex-secretário de Estado, deputado de Leiria e novo secretário-geral do PSD nunca teve o estatuto de ‘visiting scholar’ na Universidade da Califórnia, em Berkeley, ao contrário do que consta nos seus livros publicados.

A notícia foi avançada pelo jornal SOL, que refere que Barreiras Duarte estava convencido que tinha o estatuto de ‘visiting scholar’ de Berkeley desde 2009, em investigação para uma tese sobre Direito da Imigração - pasta que já tutelou como governante -.

No entanto, a instituição norte-americana desmente essa possibilidade ao SOL, ao referir que o deputado não consta dos registos da Universidade da Califórnia. “O director da Universidade da Califórnia, em Berkeley, para os programas de Doutoramento e assuntos dos ‘visiting scholar’ percorreu todos os registos até ao ano em que Feliciano Barreiras Duarte nasceu, não tendo encontrado qualquer documentação de que alguma vez tenha sido oficialmente um ‘visiting scholar’ nesta universidade”, referiu ao SOL, o departamento de relações públicas de Berkeley.

Segundo o semanário, segundo os estatutos da universidade, para se obter o estatuto de ‘visiting scholar’ são necessários requisitos como a permanência na Universidade para desenvolvimento da respectiva investigação por mais de um mês, e também a apresentação de um application form - que corresponde a um certificado de candidatura.

Confrontado pelo SOL, Feliciano Barreiras Duarte admitiu não estar na posse do application form e esclareceu que nunca chegou a ir presencialmente a Berkeley, ainda que defenda “estar inscrito” na universidade como ‘visiting scholar’, refere ainda o jornal.

Na plataforma pública De Góis - financiada pelo Ministério da Educação através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia [FCT], que reúne os currículos e a produção científica dos investigadores académicos portugueses  - Barreiras Duarte apresenta-se como “doutorando em Ciência Política, com tese sobre Políticas Públicas e Direito da Imigração, pela Universidade Lusófona de Lisboa e pela Universidade de Berkeley, Califórnia, EUA, onde desde o ano de 2009, tem o estatuto de Visiting Scholar”.

Feliciano Barreiras Duarte facultou ainda ao SOL uma carta (sem selo) do Instituto de Estudos Europeus de Berkeley, assinada pela professora Deolinda M. Adão e intitulada como certificado.

O SOL escreve que no envelope, a carta tem o 'Centro para Estudos da Europa Ocidental' como remetente; no seu interior, porém, o remetente é o 'Instituto de Estudos Europeus'.Nesta carta, cita o jornal, pode ler-se: “Em nome da Universidade Pública University of California, Berkeley, Estados Unidos da América, e do seu Instituto de Estudos Europeus certifico e faço fé que o professor Feliciano Barreiras Duarte, com nacionalidade portuguesa, se encontra inscrito nesta Universidade com o estatuto de ‘visiting scholar’, no âmbito do seu Doutoramento em Ciência Política com a tese Políticas Públicas e Direito da Imigração. Mais faço saber nos termos das disposições legais aplicáveis em vigor, que o Professor Feliciano Barreiras Duarte me irá ter como orientadora dos seus estudos de investigação durante o período de tempo em que vigorar a sua relação e estadia nesta Universidade".

Assinado pela mencionada professora Deolinda Adão. No entanto, o semanário encaminhou a carta transcrita para a própria Deolinda Adão e a resposta foi breve: a universidade tornou a desmentir a veracidade do seu conteúdo, considerando-o “falso” e remetendo demais respostas para “a nossa professora”.

Ao telefone da Califórnia, Deolinda Adão nega também a autenticidade do documento. Além de esclarecer que a instituição não se chama “Universidade Pública de Berkeley”, mas sim “Universidade da Califórnia, em Berkeley”, a docente adiantou que está "pronta a declarar em tribunal que esse documento é uma falsificação".

“Essa é, de facto, a minha assinatura, mas o que aí está escrito nunca foi escrito por mim. Não tenho poder nem estatuto para declarar o estatuto de ‘visiting scholar”, acrescenta Deolinda Adão”, salientando que “nenhum documento” da universidade “é escrito em português”, uma vez que “o idioma da instituição é o inglês”.

“Esse documento é forjado. Feliciano Barreiras Duarte nunca cá esteve”, termina, ainda ao SOL, Deolinda Adão, que não descarta avançar com um processo judicial contra o político por este utilizar o seu “bom nome para proveito próprio”.

Barreiras Duarte, que havia mencionado Deolinda Adão como orientadora e receptora de vários papers académicos seus, vê assim a professora universitária negar “qualquer registo” do seu nome no seu arquivo ou no seu correio electrónico, insistindo que a carta apresentada por Feliciano Barreiras Duarte corresponde “a uma falsidade”.

Feliciano Barreiras Duarte afirmou ainda ao SOL que rectificará o seu currículo, retirando as referências ao estatuto de ‘visiting scholar’.