Sociedade
Distrito reduziu 5% as emissões de gases com efeito de estufa desde 2015
Apesar da descida não ser tão significativa como o total do País, que rondou os 23%, há sinais positivos na região. A manter-se a actual trajectória até 2030, metade dos municípios atingirá a meta do Acordo de Paris
Entre 2015 e 2023, o distrito registou uma redução global de 5% das emissões de gases com efeito de estufa (GEE). Apesar da descida não ser tão significativa como o decréscimo total do País, que rondou os 23%, muito por influência do encerramento das centrais a carvão e do aumento da produção de energia renovável, há sinais positivos na região, já que, a manter-se a actual trajectória até 2030, metade dos municípios atingirá a meta do Acordo de Paris. Aliás, Alcobaça, Batalha, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós já alcançaram o valor-meta de redução, encarando agora o desafio não só de o manter como o de continuar a trajectória de redução.
A partir das metas do Acordo de Paris e dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, a actualização da Plataforma ODSlocal revelou que “entre 2015 e 2023 Portugal registou uma redução global de 23% das emissões de GEE” e, se a trajectória concelhia verificada durante aquele período se mantiver até 2030, “42% dos municípios poderão atingir até esse ano a meta de redução de emissões compatível com o Acordo de Paris (limitar o aquecimento global a 1,5.°C acima dos níveis pré-industriais)”.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.