Sociedade

Dezanove acções  Leiria vão adaptar cidade às exigências da Covid-19

23 jun 2020 13:59

Estas medidas vão ao encontro de algumas sugestões apontadas no Plano de Acção do Gabinete Económico e Social

dezanove-accoes-leiria-vao-adaptar-cidade-as-exigencias-da-covid-19

O Município de Leiria apresentou hoje o programa Renovar Leiria, que integra um conjunto de 19 acções que serão desenvolvidas num curto espaço de tempo para adequar a cidade às exigências da pandemia.

O programa tem quatro eixos principais (mobilidade, espaços públicos, ambiente e energia e segurança), que procuram respostas para serem implementadas até 2021.

O presidente do Município de Leiria, Gonçalo Lopes, explicou que este conjunto de medidas é a continuidade dos programas de emergência lançados pela autarquia quando a pandemia se instalou no País.

“Nesta fase, estamos a pensar um pouco mais à frente. Temos de preparar a cidade para conviver durante os próximos tempos com o vírus entre nós. Se queremos ter pessoas a trabalhar e a viver na cidade temos de rapidamente mudá-la, para que ela possa conviver neste ambiente de convivência com o novo coronavírus”, afirmou o autarca.

As medidas irão aumentar áreas e espaços públicos de circulação pedonal e mobilidade suave, promover conforto urbano, construindo um espaço público renovado e garantir um território mais sustentável, seguro e com melhor qualidade ambiental.

Gonçalo Lopes adiantou que haverá uma aposta no urbanismo táctico (micro urbanismo), “que já tem tendências espalhadas por cidades europeias”.

Referindo que estas medidas “vão ao encontro de algumas sugestões apontadas no Plano de Acção do Gabinete Económico e Social”, o programa prevê uma aposta nos modos suaves de transporte, nomeadamente o uso da bicicleta eléctrica.

“A mobilidade sofreu uma grande mudança. As pessoas ainda têm medo de andar no transporte público. A circulação a pé e de bicicleta, se já era importante, passa a ser mais ainda, daí uma grande aposta na bicicleta eléctrica”, explicou Gonçalo Lopes.

Para tal, serão criados corredores BUS e para bicicletas, avançando-se na melhoria do asfalto da cidade.

A autarquia prevê um incentivo à mobilidade de bicicletas, estando em estudo a possibilidade de apoiar a aquisição destes veículos pelos cidadãos.

O modelo de partilha de bicicletas está também a ser pensado, para que seja possível utilizar este meio de transporte pelo maior número de pessoas na cidade.

Serão instaladas estações para recolha/entrega de bicicletas e operacionalização do respetivo sistema de gestão. Está também previsto o alargamento de zonas pedonais e a revitalização do comércio de proximidade.

“Queremos continuar a promover uma cidade mais inteligente e sustentável. Todo este investimento, embora seja rápido, táctico e emergente, é algo que tenta manter a coerência estratégica e aquilo que são as boas práticas das cidades modernas”, referiu Gonçalo Lopes.

O Município prevê ainda a instalação de mesas e bancos ao longo do percurso Polis, para que possam ser usufruídos pelos cidadãos durante o período do verão. Relativamente ao espaço público, que contempla sete medidas, está prevista a valorização da Avenida Heróis de Angola, que será valorizada com a introdução de mobiliário urbano, floreiras e arte urbana e alargamento de passeios.

O programa de embelezamento Reflorir as Esplanadas e a instalação de Esplanadas Fitness, criação de condições de usufruto em segurança da Praia do Pedrógão, já em curso, tal como a limpeza de grafites são outras ações relativas ao espaço público que o Município pretende colocar em prática, cujo investimento total rondará um milhão de euros.

A limpeza e conservação das margens do rio Lis, plantação de 11.200 árvores autóctones para recuperação das áreas ardidas, instalação de luminárias LED na iluminação pública e o alargamento do projeto de hortas comunitárias integram o programa Renovar Leiria.

"Teremos de pensar tudo para o equilíbrio entre a defesa das pessoas e o desenvolvimento", sublinhou o autarca.