Covid-19

Covid-19: Município de Ourém limita acesso à casa mortuária e cemitério

19 mar 2020 18:59

As feiras e mercados estão suspensos, assim como a emissão de qualquer licença para iniciativas e eventos culturais, desportivos e recreativos durante este mesmo período.

covid-19-municipio-de-ourem-limita-acesso-a-casa-mortuaria-e-cemiterio
No Parque de Diversões do Olival os piqueniques e actividades em grupo estão suspensos
Jornal de Leiria

Com a declaração de emergência nacional, o Município de Ourém aumentou as restrições no concelho, limitando o acesso à casa mortuária e ao cemitério municipal. A partir desta sexta-feira, todos os serviços municipais estão encerrados ao público, sendo os assuntos tratados exclusivamente por via electrónica ou por telefone.

A Câmara, presidida por Luís Albuquerque, vai ainda encerrar os “Espaços Cidadão” de Caxarias, Olival e Freixianda e aos parques infantis, interditando a utilização dos equipamentos geriátricos, refere uma nota de imprensa.

O encerramento de todas as esplanadas do concelho, dos sanitários públicos e do Centro Municipal de Exposições de Ourém são outras medidas da autarquia.

A Câmara decidiu ainda suspender o pagamento de estacionamento parqueado, de superfície, em Ourém e Fátima e o acesso ao parque subterrâneo do Município fica condicionado às avenças existentes.

Como medida de contenção da proliferação do vírus, o Município vai proceder à desinfecção periódica dos espaços públicos, nas diferentes localidades do concelho.

“Conscientes das enormes dificuldades com que muitas instituições e pessoas poderão ser confrontadas no curto e no médio prazo, estamos a preparar um conjunto de medidas, complementares às do Governo, para o apoio às IPSS [instituições particulares de solidariedade social], aos cidadãos e às famílias, mais vulneráveis, assim como aos sem-abrigo, estes, felizmente, em número residual”, refere o comunicado.

A mesma nota de imprensa informa ainda que foram suspensos o serviço de recolha de monos de porta a porta, de todos os eventos organizados pelo Município, no qual se incluem as atividades culturais, desportivas e recreativas, assim como as atividades para grupos escolares.

Serão ainda encerrados o ecoponto, os pavilhões gimnodesportivos do Pinheiro, Caneiro, Ourém, Caxarias e Freixianda, o estádio Papa Francisco, em Fátima, o Museu Municipal de Ourém, as piscinas Municipais de Ourém e de Caxarias, o “Espaço Empresa”, a Biblioteca Municipal e os postos de turismo.

O cancelamento da participação directa ou indirecta em qualquer actividade em que o município seja parceiro e as viagens de funcionários e eleitos locais fora do concelho ou internacionais, com excepção das estritamente necessárias foram outras medidas tomadas.

As feiras e mercados estão suspensos, assim como a emissão de qualquer licença para iniciativas e eventos culturais, desportivos e recreativos durante este mesmo período.

Considerando que se está a viver um “cenário dantesco”, a Câmara aconselha a uma postura "calma e serena" e avisa que a partir desta sexta-feira a comunicação com os munícipes cingir-se-á aos comunicados relacionados com a pandemia do novo coronavírus, “sendo diariamente publicada, nos  canais digitais do Município, informação relativa à evolução desta crise sanitária, no que ao concelho de Ourém respeita, não sendo de considerar outra informação que não a difundida pelo gabinete da Presidência”.