Covid-19

Covid-19: Batalha aprova 600 mil euros para apoiar famílias, instituições e empresas

17 mar 2020 11:54

Será disponibilizada uma verba de 150 mil euros para as entidades de protecção civil e de prestação de cuidados de saúde, respectivamente os bombeiros, Centro Hospitalar de Leiria e Centro Hospitalar de Nossa Senhora da Conceição, na Batalha.

covid-19-batalha-aprova-600-mil-euros-para-apoiar-familias-instituicoes-e-empresas
Município da Batalha aconselha população ao isolamento social.
Ricardo Graça

O Município da Batalha anunciou hoje que aprovou 15 medidas extraordinárias de apoio às famílias, instituições e empresas, no montante global de 600 mil euros, podendo o valor ser reforçado em função das necessidades.

Numa nota de imprensa, o Município liderado por Paulo Batista Santos referiu ainda que prevê atribuir 250 mil euros em apoios à família, como o pagamento de prestação das creches e isenção de tarifas municipais.

A Câmara considera que, a par das medidas de apoio às famílias, é “prioritário que se garanta às entidades prestadoras de cuidados de saúde”, bombeiros voluntários, forças de segurança e demais entidades parceiras ou que integram o Sistema Municipal de Proteção Civil, “as melhores condições de funcionamento, prontidão e segurança dos seus profissionais”.

No imediato será disponibilizada uma verba de 150 mil euros para as entidades de protecção civil e de prestação de cuidados de saúde, respectivamente os bombeiros, Centro Hospitalar de Leiria e Centro Hospitalar de Nossa Senhora da Conceição, na Batalha.

A criação de uma linha de apoio ao Idoso (+ 65 anos), para informação através do número 961 385 570, entregas ao domicílio de produtos alimentares, medicamentos e gás, constitui uma medida para implementação imediata, em colaboração com as associações e entidades parceiras que, solidariamente, vão complementar mais este apoio à população sénior.

Na mesma nota, a Câmara Municipal recomenda a todos os estabelecimentos de comércio e serviços o seu encerramento voluntário, como medida preventiva de proteção dos seus trabalhadores e do público em geral, exceptuando se comércio de bens alimentares.

Apela igualmente a Autarquia ao normal funcionamento de padarias e outras unidades de panificação do concelho, bem como todo o tecido produtivo alimentar e farmácias.

O Município recomenda à população em geral que pratique o isolamento social voluntário e adote medidas preventivas já divulgadas.

Os aglomerados de pessoas deverão ser evitados, ainda que em espaços privados ou em ambiente familiar.

Paulo Batista Santos “expressa um forte agradecimento a toda população pelo extraordinário exemplo cívico de compreensão das medidas de prevenção em vigor e agradece a todas as entidades de saúde, farmácias, empresas, bombeiros, agentes de segurança e demais organismos que estão empenhados nesta luta de combate à pandemia do Covid-19”.

“Com determinação e ajuda de todos, vamos vencer mais esta Batalha”, acrescenta o autarca.