Viver
Começa o festival Versátil, com livros, escritores e reflexões sobre a democracia
A programação cruza a literatura com outras artes e inclui homenagens a Carlos Paredes e ao rei poeta, D. Dinis

Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, Viritato Soromenho Marques, Isabela Figueiredo, António Jorge Gonçalves, João Tordo, Joana Bértholo, Rita Redshoes e Madalena Sá Fernandes, entre outros, vão marcar presença no segundo festival Versátil, em Leiria, que tem no centro os livros, os escritores e os leitores.
A edição de 2025, que começa hoje, decorre entre 19 e 25 de Maio e inspira-se em vários “D”: descolonizar, desenvolver, democratizar, diversificar e, também, os “D” de D. Dinis, no ano em que se assinalam 700 anos da morte do rei trovador.
A partir do Jardim Luís de Camões, onde decorre a feira do livro, com oito livrarias representadas, a programação desdobra-se para outros espaços da cidade e cruza-se com a música, o teatro, a dança, as artes visuais e o cinema (em parceria com o Leiria Film Fest) e inclui um roteiro literário dedicado a Miguel Torga, performances, workshops, animação de rua, sessões de autógrafos e tertúlias com artistas e pensadores.
Em cima da mesa, temas como a crise da democracia, a poesia em Portugal na actualidade, as cidades e a ecologia, adiantam Isabel Lucas e Nuno Artur Silva, de novo responsáveis pela curadoria do evento.
Um dos destaques do Versátil em 2025 é a homenagem a Carlos Paredes por Mário Laginha. Outros concertos têm como protagonistas o Poetry Ensemble, Valter Lobo e a Academia Coral Mezzo. A História do Soldado, de Stravinsky, é apresentada pelo actor João Fino com solistas da Orquestra das Beiras sob a direcção do maestro Jan Wierzba
Mais de 30 escritores participam este ano no festival, segundo a vereadora da Cultura, Anabela Graça, que destaca a ligação com as escolas: mantém-se a oferta de um vale para compra de livros e os alunos vão a palco apresentar temáticas trabalhadas em sala de aula.
No feriado municipal, 22 de Maio, será apresentado um livro sobre Leiria em que colaboram Paulo Moreiras e Acácio de Sousa com fotografias de Libório Manuel Silva.