Sociedade
Pedro Pimpão eleito presidente da Associação de Municípios
Autarca de Pombal era o único candidato à presidência do Conselho Directivo da ANMP
O presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, foi eleito este sábado, 13 de Dezembro, presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), sucedendo a Luísa Salgueiro, que irá presidir à Mesa do Congresso e, por inerência, ao Conselho Geral.
As votações para a eleição dos titulares dos órgãos da ANMP decorreram esta tarde, no XXVII Congresso desta entidade, que reúne centenas de autarcas em Viana do Castelo, durante o fim-de-semana.
Pedro Pimpão foi candidato único à presidência do Conselho Directivo da ANMP.
Foram ainda eleitos vice-presidentes do Conselho Diretivo da ANMP a presidente da Câmara de Coimbra, Ana Abrunhosa; o presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, Amadeu Albergaria; o presidente da Câmara de Loures, Ricardo Leão; o presidente da Câmara de Cascais, Nuno Piteira Lopes; e o presidente da Câmara de Manteigas, Flávio Massano.
A presidência do Conselho Fiscal da ANMP ficou entregue ao presidente da Câmara de Caldas da Rainha, Vítor Calisto Marques.
A ANMP realiza congressos de dois em dois anos, sendo que só aquele que se segue a eleições autárquicas é electivo.
O conselho directivo da ANMP é um órgão executivo composto por um presidente, cinco vice-presidentes e 11 vogais, eleitos pelos delegados no Congresso Nacional em lista plurinominal.
Nas eleições autárquicas, realizadas em 12 de outubro, o PSD, com listas próprias ou em coligações, venceu em 136 municípios, contra 128 do PS, quando em 2021 tinha triunfado em 114, contra 149 dos socialistas.