Sociedade

Colégio S. Miguel, uma escola “sem filtro”, destaca-se na região

8 fev 2018 00:00

O Colégio S. Miguel, em Fátima, tem a melhor média da região no ensino secundário. A Escola Henrique Sommer, na Maceira é a pública mais bem classificada e a segunda a nível nacional.

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Consulte aqui o ranking

O Colégio de S. Miguel, em Fátima, no concelho de Ourém, voltou a ser o melhor posicionado da região no ensino secundário, segundo o ranking elaborado pelo jornal Público, onde a nível nacional são as escolas privadas que dominam os primeiros lugares.

No público, a Escola Henrique Sommer, de Leiria, é a melhor classificada, surgindo mesmo como a segunda melhor do País. Nos rankings deste ano verifica- -se uma melhoria generalizada nas médias dos exames no secundário e, sobretudo, no ensino básico na região.

Em Leiria e Ourém, das 63 escolas básicas, 50 melhoraram as médias, mesmo aquelas em que os resultados ainda são negativos. “Sendo esta uma escola que integra a oferta pública ao abrigo dos contratos de associação, não existe qualquer filtro social ou processo selectivo. Dez por cento dos nossos alunos têm necessidades educativas especiais ou são crianças institucionalizadas. Neste contexto, o 28.º lugar no ranking nacional de exames do secundário revela o excelente trabalho que aqui é desenvolvido”, afirma Manuel Lourenço, director do Colégio S. Miguel, que tem 1125 alunos nos 2.º e 3.º ciclos e secundário .

Apesar de satisfeito com os resultados no ranking, o responsável salienta que as boas classificações “não são a parte principal” dos objectivos. “Queremos que os nossos alunos, quando terminam o seu ciclo de estudos no colégio, estejam bem preparados para a vida e sejam bons cidadãos.”

Além do 28.º lugar na ‘pauta’, esta escola ficou em primeiro lugar noranking dos percursos directos de sucesso. Manuel Lourenço explica que este resultado tem em conta “as características sócio-económicas dos alunos”, que evidenciam uma “margem de progressão elevada”.

Segundo o director, no Colégio de S. Miguel cada aluno é visto na sua individualidade específica, mas também nas suas múltiplas dimensões”. Manuel Lourenço adianta que o Colégio S. Miguel é a sua “identidade muito vincada”, construída ao longo de mais de 50 anos.

“É uma escola diocesana, católica, onde a formação dos seus alunos numa perspectiva integral assume-se como desígnio.” Por isso, a principal preocupação no projecto educativo é “formar pessoas, preparadas para encarar a vida com confianç

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