Sociedade

Chapéus Pombalinos dão cor ao centro histórico de Pombal

21 jul 2020 16:20

Iniciativa evoca a produção da Real Fábrica de Chapéus da Gramela, onde funcionou a primeira fábrica de chapéus finos do Reino, construída em 1759.

chapeus-pombalinos-dao-cor-ao-centro-historico-de-pombal

Contribuir para o embelezamento e dinamização do centro histórico da cidade de Pombal, "tornando-o mais atractivo e colorido", é um dos objectivos da exposição Chapéus Pombalinos, executada pela comunidade educativa, instituições, lojistas e Serviço Educativo do Museu (veraneantes da Praia do Osso da Baleia)", avança a autarquia, em comunicado.

A iniciativa, inserida no projecto Chegada da Primavera ao Centro Histórica, realiza-se no âmbito das comemorações dos 250 anos da atribuição do título de Marquês de Pombal a Sebastião José de Carvalho e Melo.

Pretende, também, evidenciar o impulso dado pelo Marquês de Pombal à indústria de chapelaria no concelho e evocar a produção da Real Fábrica de Chapéus da Gramela, onde funcionou a primeira fábrica de chapéus finos do Reino, construída em 1759.

A exposição, que decora as ruas do centro histórico da cidade, "transformando-as numa galeria de arte temporária", resulta do trabalho de 36 participantes.

Participantes

A Falinha; APEPI; ATL da Junta de Freguesia do Carriço; ATL de Verão - Centro Escolar do Louriçal; ATL do Centro Social de Vila Cã; ATL do Centro Social Paroquial da Pelariga; Centro Escolar de Almagreira; Centro Escolar de Ilha; Centro Escolar de Mata Mourisca; Centro Escolar de Vieirinhos; CERCIPOM; EB1 Conde Castelo Melhor; EB1 de Barrocal; EB1 de Pombal; EB1 de Santiago de Litém; EB1 de Vila Cã; Jardim de Infância de Assanha da Paz; O Sobreirinho; Universidade Sénior de Pombal. Também participaram os lojistas instalados no centro histórico da cidade: Benetton; Mercearia da Praça; Mota Longo; Rafelli Cabeleireiros; Ritmo Integral – Ervanária; Sociedade de Ferragens de Pombal e Tasca do MI, bem como Amigos do Museu; Associação de Artesãos de Pombal; Trelear e Serviço Educativo do Museu (veraneantes da Praia do Osso da Baleia).