Sociedade

Caldas da Rainha e Óbidos debateram problemas da Lagoa de Óbidos

20 fev 2024 09:20

Assoreamento e apanha de bivalves foram avaliados

caldas-da-rainha-e-obidos-debateram-problemas-da-lagoa-de-obidos
.
CMCR

O fecho da aberta da Lagoa de Óbidos, o seu assoreamento e as condicionantes da apanha de bivalves foram alguns dos temas que dominaram uma reunião de emergência entre os autarcas de Caldas da Rainha, Vítor Marques, e de Óbidos, Filipe Daniel, com dirigentes e técnicos da Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, em representação da Secretaria de Estado das Pescas, da Agência Portuguesa do Ambiente, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

A sessão teve como fim a busca de soluções que resolvam, definitivamente, os principais problemas daquele corpo de água.

Filipe Daniel explica que foi viabilizada uma “verba para a eventual abertura mecânica da aberta, a criação de um grupo de trabalho para estudar hipóteses de viabilidade da sua regularização definitiva e o estudo e monitorização de espécies piscícolas de interesse, em risco e a avaliação da flora e pradarias marinhas da Lagoa”.

Estiveram também presentes as Juntas de Freguesia da Foz do Arelho, Nadadouro, Vau e Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa e a Associação de Pescadores e Mariscadores da Lagoa de Óbidos.