DEPRESSÃO KRISTIN

Assembleia Municipal da Marinha Grande repudia "inaceitável demora da E-Redes"

15 fev 2026 12:00

Cerca de 11% da população permanece sem energia eléctrica

assembleia-municipal-da-marinha-grande-repudia-inaceitavel-demora-da-e-redes
.
Ricardo Graça

A Assembleia Municipal da Marinha Grande manifestou ontem o seu "veemente repúdio face à inaceitável demora da ERedes na reposição do fornecimento de eletricidade às populações do concelho, na sequência das perturbações registadas nos últimos dias".

Segundo nota de imprensa emitida pela mesma, dia 12 de Fevereiro de 2026, de acordo com dados oficialmente disponibilizados pela própria ERedes, 11% da população da Marinha Grande permanecia sem energia eléctrica, "situação que se prolonga muito para além do razoável e do admissível".

"Apesar do esforço dos trabalhadores no terreno, a ausência de estratégia na gestão, impedindo uma previsão concreta e fiável para a reposição total do serviço, constitui uma falha grave, que tem gerado um sentimento generalizado de insegurança, frustração e injustiça entre a população afetada. Famílias, idosos, trabalhadores e empresas continuam impedidos de retomar a normalidade das suas rotinas, registando-se prejuízos significativos que não podem ser desvalorizados", salientou a Assembleia Municipal.

Assim, aquele órgão: "repudia a actuação da ERedes no que respeita ao atraso e à falta de previsões fiáveis para o restabelecimento do serviço; afirma que as populações do concelho merecem um tratamento digno, responsável e transparente, incompatível com a situação que se verifica; exige a reposição integral e urgente da electricidade no município; solicita à E-Redes a apresentação de um relatório detalhado sobre as causas da falha, os constrangimentos existentes e as medidas de prevenção futura; reitera o compromisso de defesa intransigente dos interesses da população da Marinha Grande".

A Assembleia Municipal da Marinha Grande reafirma que "o bem-estar, a segurança e a confiança da população não podem ser ignorados, relativizados ou adiados".