Economia

Alcobaça quer dinamizar centro tradicional com o projecto Bairros Comerciais Digitais

16 fev 2023 13:40

Município quer recuperar a actividade económica e social da envolvente do Mosteiro

alcobaca-quer-dinamizar-centro-tradicional-com-o-projecto-bairros-comerciais-digitais
No âmbito da iniciativa estão a ser realizados inquéritos aos comerciantes
Ricardo Graça/Arquivo

A dinamização do centro histórico da cidade de Alcobaça, sede do nosso concelho e epicentro da identidade deste território é uma prioridade do executivo, realça Hermínio Rodrigues, presidente da autarquia.

"O objectivo fundamental é a recuperação da actividade económica e social da envolvente do Mosteiro, que sempre foi a sua imagem de marca" e é nesse sentido que a câmara tem vindo a desenvolver esforços, prossegue o autarca.

Nesse sentido, a autarquia apresentou na semana passada, juntamente com a Associação Comercial de Serviços e Industrial de Alcobaça (ACSIA ) e com Universidade Nova de Lisboa, o projecto Bairros Comerciais Digitais.

De acordo com a explicação partilhada pelo autarca no Facebook do município, trata-se de "uma iniciativa financiada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que visa a reabilitação urbana e tecnológica das zonas de comércio tradicional".

"Este projecto é particularmente relevante para os sectores do comércio e dos serviços abertos ao consumidor, cuja actividade foi duramente afectada pela situação pandémica, acrescida pelas atuais dificuldades resultantes da crise energética, bem como da situação inflacionista provocada pelos efeitos da guerra na Ucrânia", realça o presidente.

No âmbito da candidatura e para caraterização do tecido comercial estão a ser realizados inquéritos aos comerciantes abrangidos. Os mesmos são realizados pelo município e pela ACSIA.

"Acreditamos que este projecto, aliado a uma estratégia digital eficaz, irá contribuir decisivamente para essa visão que temos para a nossa cidade. Através deste projeto, os comerciantes sentir-se-ão parte integrante e fundamental de um projecto inovador e gerador de riqueza", considera Hermínio Rodrigues.