Saúde

Unidade de Hospitalização Domiciliária de Leiria ganha nova viatura

1 jun 2020 16:36

Grupo NOV e Centro Hospitalar de Leiria assinam protocolo

unidade-de-hospitalizacao-domiciliaria-de-leiria-ganha-nova-viatura
A unidade do hospital consiste num modelo de assistência hospitalar ao doente agudo com patologia de complexidade elevada
Ricardo Graça

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) e o Grupo NOV vão assinar esta terça-feira um protocolo que envolve a oferta, pela LPM – Comércio Automóvel, S.A. (empresa do Grupo NOV), de uma viatura ligeira de passageiros para apoio à Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do CHL.

Segundo uma nota de imprensa do hospital, a nova UHD do CHL, já em funcionamento, consiste num modelo de assistência hospitalar ao doente agudo com patologia de complexidade elevada, que se caracteriza pela possibilidade de prestação de cuidados no domicílio.

A UHD pretende contribuir para humanizar os cuidados de saúde, oferecendo tratamento diferenciado de nível hospitalar no conforto da residência dos doentes, reduzir a taxa de complicações relacionadas com infeções em meio hospitalar, e aproximar o hospital da comunidade, explica a mesma nota.

Promover a recuperação funcional e autonomia do doente no seio da sua família e estimular a participação activa da família na prestação de cuidados, fazem também parte dos objectivos assumidos para esta unidade.

Esta alternativa assistencial ao internamento convencional do CHL vai criar 10 camas de internamento no domicílio, com abertura faseada até ao final do ano, prevendo-se o seu alargamento para 15 camas em 2021, com resultados estimados no tratamento de cerca de 950 doentes por ano, em velocidade cruzeiro, destaca o hospital.

A cerimónia protocolar decorre entre as 9 e as 9:30, no Hospital de Santo André, em Leiria, e contará com a presença do secretário de Estado da Saúde, António Sales, dos membros do Conselho de Administração do CHL, presidido por Licínio de Carvalho, da equipa da Unidade de Hospitalização Domiciliária, e do presidente do Conselho de Administração da LPM, Joaquim Paulo Conceição.

 

Veja Também