Sociedade

Pombal investe meio milhão de euros na limpeza de faixas de gestão de combustível

6 abr 2024 09:30

A perspectiva é que até ao dia 30 de Junho esteja tudo limpo

pombal-investe-meio-milhao-de-euros-na-limpeza-de-faixas-de-gestao-de-combustivel
Operações de limpeza de bermas já arrancaram
Arquivo/Jornal de Leiria
Redacção/Agência Lusa

A Câmara de Pombal vai transferir cerca de meio milhão de euros para as juntas e uniões de freguesias, para a limpeza de faixas de gestão de combustível, segundo informou a vereadora Catarina Silva.

“Fazemos a delegação dessa competência através dos contratos inter-administrativos e a transição da respectiva verba para limpeza e corte”, explicou a autarca.

A responsável adiantou que a autarquia pretende sempre que este processo “esteja concluído até ao final do primeiro semestre, o mais rapidamente possível”, embora reconhecendo que, “nem sempre isso é possível, até porque muitas das juntas também subcontratam este serviço” e ficam “dependentes da disponibilidade de terceiros”.

“As condições meteorológicas também são importantes, porque cada vez mais sabemos que podemos limpar hoje, [mas] se chover muito, essa primeira limpeza não vai ser suficiente, tem de se reforçar”, referiu, garantindo que a perspectiva é que até ao dia 30 de Junho esteja tudo limpo.

A vereadora que tem, entre outros, os pelouros da Ecologia, Ambiente e Acção Climática, referiu que o município define, anualmente, quais são as faixas prioritárias de gestão de combustível de dez metros, paralelamente à rede viária municipal.

“[A limpeza] foi concebida na intenção de diminuir a velocidade do incêndio – não tendo árvores e tendo o terreno limpo, há maior probabilidade de ele diminuir. Mas até notamos muito mais vantagens, agora que já as fazemos há alguns anos, até mesmo no Inverno”, referiu.

Considerando que este processo tem uma “dupla função”, Catarina Silva notou que, “no Verão, nos incêndios florestais”, permite “uma menor velocidade no incêndio e, no Inverno, a queda das árvores”.

“Se não temos árvores de grande porte nos dez metros [junto] às faixas de rodagem, elas não caem sobre a via, o que é uma vantagem”, declarou.

Este ano, a limpeza, orçamentada em 489.750 euros, contempla 326,5 hectares (aproximadamente 160 quilómetros de rede viária), mais 62 hectares quando comparado a 2023, ano em que o investimento foi de 390 mil euros.

Os últimos grandes incêndios no concelho foram em Julho de 2022, tendo ardido 20% da freguesia de Abiul, que tem 54 quilómetros quadrados.

Então, o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, anunciou que os prejuízos superavam os 5,6 milhões de euros só na área agroflorestal.

O Governo então em funções, do PS, resolveu não apoiar a população afectada pelo fogo, mesmo após várias pessoas terem perdido os seus meios de subsistência.