Sociedade

Dez moinhos da região de portas abertas este fim-de-semana

5 abr 2024 18:00

O Dia Nacional dos Moinhos, que se assinala este domingo, dia 7, será festejado no distrito com várias actividades, onde se incluem visitas guiadas, caminhadas e degustações

dez-moinhos-da-regiao-de-portas-abertas-este-fim-de-semana
Em Ansião, há três moinhos de portas abertas
CMA

São dez os moinhos da região que, este fim-de-semana, vão estar de portas abertas para visitas guiadas e outras actividades, como caminhadas, palestras, degustações, música e dança. A nível nacional, a iniciativa Moinhos Abertos abrange 219 espaços.

O objectivo é chamar a atenção para “o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais”, explica a Rede Portuguesa de Moinhos, promotora da iniciativa, em parceria com autarquias, proprietários e Sociedade Internacional de Molinologia.

No concelho de Ansião, há três moinhos aderentes. São eles os moinhos da Serra do Anjo (Pousaflores) e do Outeiro e da Melriça, ambos em Santiago da Guarda, que estarão abertos e a funcionar na tarde de domingo, entre as 14 e as 17 horas.

Em Alvaiázere, a data será assinalada no Moinho da Aventeira, localizado na freguesia de Pelmá, disponível para visitas entre as 9 e as 13 horas e entre as 14 e as 17 horas deste domingo.

No concelho de Pombal, haverá actividades nos moinhos das Corujeiras, em Abiul, e no da Figueirinha, na Redinha. Nas Corujeiras, o moinho recebe visitas na tarde deste domingo, com a programação a estender-se ao domingo seguinte, dia 14, com uma caminhada, pelas 8:30 horas e animação a partir das 16 horas, com a actuação do Rancho Infantil Pedrinhas de Sicó e uma exposição com telas pintadas pelas cocletividades alusivas aos moinhos.

No moinho da Figueirinha, este sábado, dia 6, haverá visitas guiadas, mediante envio de e-mail (moinhodafigueirinha@gmail.com). Já no domingo, de manhã, realiza-se uma oficina de fazer broa e, à tarde, degustação de broa com azeite, mel, azeitonas, vinho novo e espumante Chão do Prado. Estas actividades carecem de inscrição (telefone: 927 769 932).

Em Caldas da Rianha, o Moinho de Madeira das Boisias, localizado em Alvorninha, estará aberto a visitas este domingo, durante todo o dia.

No concelho de Óbidos, são dois os espaços que aderiram ao Dia Nacional dos Moinhos: o Moinho dos Hipólitos e a Azenha do Retiro, ambos na freguesia de Amoreira. Nestes dois casos, a programação começou já está sexta-feira e prolonga-se até segunda-feira, inclusive.

Além de estarem de portas abertas e a funcionar, os moinhos de Óbidos serão palco de diversas actividades, como um mercado da primavera, caminhadas, exposições, música e worshops

Em Peniche, os visitantes podem ficar a conhecer o Moinho da Fialha, que estará aberto no domingo, das 9:30 às 12:30 horas e das 14 Às 17 horas. Além das visitas, haverá jogos de outros tempo s e uma exposição de artitos prodizidos na Cercipeniche.

A programação completa pode ser consultada aqui