Economia

Horácio Mota: “O sector comercial é absolutamente esquecido pelos governantes”

4 abr 2024 20:00

O presidente da Associação Comercial e de Serviços de Pombal entende que os apoios ao comércio são insuficientes face à dimensão do sector

horacio-mota-o-sector-comercial-e-absolutamente-esquecido-pelos-governantes
Horácio Mota
DR
Daniela Franco Sousa

Que papel cumprem hoje as associações comerciais?
O papel que cumprem, ou que deveriam cumprir as associações comerciais, é de apoio ao comércio, desenvolvimento e revitalização do comércio e apoio aos comerciantes para serem mais produtivos e terem mais sucesso com os seus negócios. Foi reconduzido como presidente de Direcção da Associação Comercial e de Serviços de Pombal (ACSP) para 2024-2026.

Qual é o seu principal objectivo neste mandato?
Somos neste momento uma associação completamente saudável em termos financeiros, o que é algo raro em termos associativos. E queremos aproveitar esta saúde financeira que temos para criar novas iniciativas, novos projectos, que sejam bastante estruturantes para o comércio do concelho. O comércio tem um grande peso económico, pela quantidade de postos de trabalho que gera.

O apoio e o financiamento que têm chegado estão à altura da dimensão do sector?
O problema é que o sector comercial é absolutamente esquecido pelos governantes. Todos os grandes apoios que existem são direccionados para a indústria. À excepção de pequenas medidas, como existem agora no PRR, as aceleradoras do comércio digital, que, sinceramente, acho um pouco “ridículas” face aos montantes em causa. Sendo um sistema de apoio para a modernização digital do comércio, o máximo que as empresas vão receber são cerca de dois mil euros, o que é manifestamente insuficiente. Quando

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ