Sociedade

Cuidadores informais reúnem-se em Leiria este sábado

4 nov 2022 11:14

Presidente da República encerra 4.º Encontro Nacional

cuidadores-informais-reunem-se-em-leiria-este-sabado
Cuidadores informais discutem problemas que enfrentam diariamente
Ricardo Graça/Arquivo

Leiria recebe este sábado o 4.º Encontro Nacional de Cuidadores Informais, que irá decorrer a partir das 9:15 horas, no CDIL-Centro de Diálogo Intercultural de Leiria e, também, online.

O programa prevê a abordagem de temas como a Implementação do Estatuto do Cuidador Informal, o Papel do Cuidador Informal na Integração de Cuidados na Saúde Mental, Cuidados Paliativos e Hospitalização Domiciliária, que serão apresentados, durante a manhã.

À tarde o destaque vai para os painéis Desafios na Resposta para o Descanso ao Cuidador e Respostas e Projectos de Intervenção. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição.

O evento conta com a presença da secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Organizado pelo Município de Leiria em parceria com a Panóplia de Heróis - Associação Nacional de Cuidadores Informais, este encontro acontece em Leiria no ano em que o Município aprovou, em reunião de executivo de 12 de julho, o projecto "Leiria Cuida”, uma iniciativa de apoio aos cuidadores informais, criada com o objectivo de realizar acções individuais de formação e capacitação com vista à melhoria das condições no cuidado de cidadãos necessitados.

A vereadora do Desenvolvimento Social, Ana Valentim, destaca que “os cuidadores informais enfrentam no seu dia-a-dia enormes desafios, quer do ponto de vista físico, quer psicológico, principalmente para os cuidadores de idosos, que nalgumas situações podem evoluir para um quadro de depressão e sobrecarga.”

No concelho de Leiria, encontram-se registados 60 cuidadores informais, sendo que o projecto “Leiria Cuida” se dirige a todos os cuidadores, independentemente de terem ou não esse estatuto, ao abrigo da lei aprovada em setembro de 2019.