Sociedade

GNR identifica 1.109 idosos em situação vulnerável na região

4 nov 2022 10:02

Ligeira diminuição face à operação Censos Sénior do ano anterior

gnr-identifica-1109-idosos-em-situacao-vulneravel-na-regiao
GNR acompanha semanalmente vários idosos em situação de isolamento
Ricardo Graça/Arquivo

O Comando Territorial da GNR de Leiria identificou 1.109 idosos em situação vulnerável durante a operação Censos Sénior 2022, que decorreu ao longo do mês de Outubro, no âmbito do Policiamento Comunitário.

A iniciativa visa garantir um conjunto de acções de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa, que vive sozinha, isolada, ou sozinha e isolada, através da actualização dos registos das edições anteriores.

Numa nota de imprensa, a GNR informa que durante a operação, os militares realizaram uma série de acções que privilegiaram o contacto pessoal com as pessoas idosas em situação vulnerável, no sentido de sensibilizarem e alertarem este público-alvo para a adopção de comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto.

Na operação do ano passado, a GNR sinalizou no distrito de Leiria 1.203 seniores em situação vulnerável.

“A GNR continuará a acompanhar os idosos sinalizados, através de visitas regulares às suas residências, no sentido de realizar mais acções de sensibilização e fazer a avaliação da sua segurança, colaborando com as demais entidades locais, na procura da melhor qualidade de vida da população idosa, em especial dos mais vulneráveis”, refere a nota.

Tal como o JORNAL DE LEIRIA já noticiou, o Comando Distrital da PSP de Leiria sinalizou 31 idosos como estando em risco social, no âmbito da operação A Solidariedade Não tem Idade/2022, que decorreu em todo o País entre os dias 11 de Julho e 23 de Setembro.

Segundo os dados disponibilizados, dos 31 idosos, sete foram identificados com indicadores de risco mais gravosos, entre os quais, três por falta de autonomia, dois por condições de vida degradantes, um por ausência de rede de contactos e um por ser vítima reiterada de crime. “Estes idosos estão todos a ser acompanhados/controlados pela PSP”, revela José Figueira, comandante distrital.

Esta operação, de cariz preventivo, tem como principal objectivo intensificar o contacto directo e diálogo com a população mais idosa (+65 anos), visando a detecção “tão precoce quanto possível de casos de fragilidade social, vulnerabilidade física e ou psíquica e suspeitas de crimes contra a integridade física”, refere uma nota do comando nacional.