Opinião

Uma oportunidade para a região

11 jun 2022 15:45

Este acontecimento não será, somente, mais uma grande manifestação de fé.

A Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, que ocorrerá entre os dias 1 e 6 de agosto do próximo ano, afirmará as cidades de Lisboa e Fátima como palcos mundiais do catolicismo jovem, com redobrada amplitude pela presença do Papa Francisco, nas duas localidades.

Fátima receberá centenas de milhares de jovens vindos de todo o mundo, imbuídos do espírito peregrino, com um desejo transversal: a paz no mundo.

Um desejo coincidente com a mensagem de Fátima e que a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima tem difundido ao longo dos últimos 75 anos, nos quatro cantos do planeta.

Já na última Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu em janeiro de 2019, no Panamá, a Imagem Peregrina de Fátima participou nas cerimónias, tendo sido calorosamente recebida, enquanto símbolo de união, paz e esperança.

As centenas de milhares de jovens que irão pernoitar em Fátima, em Leiria e em Ourém contam já com o envolvimento das comunidades no seu acolhimento.

A Câmara Municipal de Ourém encontra-se a desenvolver um plano de ação que visa responder a todas as questões logísticas que um evento desta dimensão comporta.

Deseja-se que, tal como na última visita do Papa a Fátima, aquando do Centenário das Aparições, o governo compreenda as necessidades, aproveite a oportunidade e participe, atempadamente, na obtenção de respostas que dignifiquem a região e o país.

Conscientes de que a imagem é mensagem e marca que deixamos nos outros, precisamos de garantir que aqueles que nos vão visitar, no âmbito da Jornada, saiam do nosso território com uma imagem positiva e com boas recordações, motivados a regressar e a revisitar a nossa oferta religiosa, cultural, histórica e patrimonial.

A Jornada Mundial da Juventude 2023 será acompanhada por milhões de pessoas através dos meios de comunicação social, naquela que é a “janela para o mundo”.

Ao consubstanciar-se uma oportunidade de promoção e de afirmação da nossa identidade, face à visibilidade internacional do evento, necessitamos que todos cumpram com as suas responsabilidades e, dessa forma, contribuam para o sucesso desta celebração.

Este acontecimento não será, somente, mais uma grande manifestação de fé.

Ele consubstancia a festa de uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário, com esperança, de promoção de união e de fraternidade entre os povos e as nações de todo o mundo.

E como precisamos desta “reconstrução” da humanidade...

 

Texto escrito segundo as regras do Acordo Ortográfico de 1990