Opinião

Topo Norte

2 jan 2021 14:51

Se, de facto, esta era uma obra vital para rentabilizar este equipamento, os quase 13 milhões de euros agora investidos devem ter em conta uma maior abrangência, de modo a evitar outro “elefante branco”.

Foi recentemente aprovado pela Câmara Municipal de Leiria o projeto de execução do Centro de Negócios de Leiria e Centro Associativo Municipal no Topo Norte do Estádio Municipal de Leiria, tendo esta decisão surgido na sequência da aprovação, em Abril deste ano, de uma alteração ao projeto-base, de forma a dotá-lo das infraestruturas que o tornem atrativo ao investimento na área das novas tecnologias.

Para isso, a grande alteração passou pela instalação de um piso técnico que irá permitir a instalação de empresas de matriz tecnológica.

Se, de facto, esta era uma obra vital para rentabilizar este equipamento, os quase 13 milhões de euros agora investidos devem ter em conta uma maior abrangência, de modo a evitar outro “elefante branco”.

Com efeito, uma boa ideia nem sempre resulta por si só, pelo que é essencial pensar nesta obra como parte de um projeto global de atração e retenção de empresas e emprego em Leiria.

Veja-se, a título de exemplo, os casos do Lagoas Park ou do Taguspark, em Oeiras, que, para além de serem infraestruturas com uma série de valências (v.g. bons acessos, facilidade de estacionamento, zonas de restauração e lazer), foram ambos estruturados no âmbito de uma política que visou atrair empresas que estavam no centro de Lisboa para a sua periferia.

E tal veio efetivamente a suceder porque, para além do já referido, tais polos empresariais possuem rendas atrativas e pagam menos impostos, nomeadamente através da redução ou isenção de derrama municipal.

Ora, é precisamente nestes pontos que penso ser importante refletir.

Por um lado, creio que seria importante ser transparente no modelo de rendas a aplicar.

Com efeito, para o bem e para o mal, o paradigma do trabalho alterou-se com a pandemia e não mais voltará a ser o mesmo - as distâncias encurtaram-se e o trabalho é agora muito mais flexível - e, com isso, este projeto pode sair muito beneficiado, porque pode proporcionar ótimas instalações e condições de trabalho a estas empresas, numa cidade com inegável qualidade de vida.

Por outro lado, para que este projeto seja um sucesso e um polo dinamizador, importa que haja um incentivo por parte da autarquia ao dar incentivos às empresas, nomeadamente com a redução ou isenção de derrama municipal, estando esta sujeita à criação e manutenção de postos de trabalho.

Por fim, a relação com o concelho da Marinha Grande também deverá ser tida em conta, no sentido de uma maior proximidade de políticas de investimento, de modo a que ambos consigam otimizar a relação entre empresas industriais e de serviços, o que constitui uma mais-valia para o próprio distrito.

Texto escrito segundo as regras do Acordo Ortográfico de 1990