Opinião

Refood – Leiria

3 nov 2016 00:00

O percurso diário da Refood em Leiria tem sido um exemplo inequívoco de economia solidária.

Quatro anos depois de Hunter Halder ter dado início ao projecto Refood em Lisboa, arrancou aqui em Leiria o núcleo da Refood.

A Refood Leiria tem um ano de existência. E, durante esse ano de voluntariado, já recolheu mais de trinta toneladas de alimentos e serviu cerca de catorze mil refeições aos seus beneficiários. São números impressionantes. A Refood Leiria é um exemplo de excelência, não só do ponto de vista da sua capacidade organizativa e mobilizadora, mas sobretudo no enquadramento que faz à economia solidária.

Vivemos numa sociedade irracional de excessos e desperdícios. Uma sociedade que delapida os seus recursos, e acentua a vulnerabilidade humana. Segundo a Food and Agriculture Organization (FAO), todos os anos, cerca de um terço da produção alimentar mundial para consumo humano é desperdiçada. São 1,3 mil milhões de toneladas - o equivalente a mil milhões de dólares. Em Portugal, o desperdício de alimentos é de um milhão de toneladas por ano.

O percurso diário da Refood em Leiria tem sido um exemplo inequívoco de economia solidária. É uma instituição que, através de uma rede de colaboração voluntária, potencia a coesão social, a consciência para uma atitude alimentar responsável e a sustentabilidade. Vale referir que uma parte excedente da recolha alimentar feita pela Refood é redistribuída por outras instituições de solidariedade social em Leiria.

*Docente do IPLeiria

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.