Login
Esqueci a password

Se esqueceu o seu Username ou a sua Password envie-nos o seu e-mail e receberá os seus dados de acesso por e-mail.

Se não sabe que endereço de e-mail utilizou no seu registo, por favor contacte os nossos serviços através do nosso e-mail assinantes@jornaldeleiria.pt.

Para procurar palavras exactas utilize aspas. Ex: "Castelo de Leiria" "Jornal de Leiria"
Área restrita

A secção que pretende aceder é restrita a assinantes do Jornal de Leiria. Para se tornar assinante vá à área Assinatura.

Se já for assinante da edição impressa, pode registar-se na edição online, sem custos adicionais.

Caso já tenha um registo, efectue login.

Opinião

Paulo Costa Voltar

15:12 - 24 Maio 2018
Prescrever um Livro

Prescrever um Livro

Existem três listas de livros disponíveis: Livros para Condições de Saúde Geral e Mental, Livros para Demência e Leitura para os Jovens.

Facilmente nos contagiamos pela alusão de Umberto Eco: «A leitura é uma necessidade biológica da espécie. Nenhum ecrã e nenhuma tecnologia conseguirá suprimir a necessidade de leitura tradicional».

Partindo desta premissa, releve-se o plano vanguardista que vigora há já vários anos no Reino Unido, designado de Reading Well – Books on Prescription, um inovador e ousado projecto que tem por desígnio o uso da leitura para potenciar a saúde e o bem-estar.

O esquema é endossado por profissionais de saúde e apoiado por bibliotecas públicas em toda a Inglaterra. Existem três listas de livros disponíveis: Livros para Condições de Saúde Geral e Mental, Livros para Demência e Leitura para os Jovens.

Todos foram validados empiricamente por profissionais e investigadores nas áreas das saúde, tendo sido testados por pessoas com experiência em vivenciar as condições sobre as quais versam as obras indicadas – saúde geral, fadiga, dor, problemas de sono, saúde mental e bemestar, artrite, problemas gastro-intestinais, problemas respiratórios, diabetes, problemas cardio-vasculares, suporte para cuidadores, hiperactividade, stress, ansiedade e pânico, autismo, perturbações do comportamento alimentar e imagem corporal, bullying, auto-estima e confiança, depressão, perturbações do humor, obsessões-compulsões, comportamentos autoagressivos, demência, entre outras condições de âmbito psicossocial.

Um médico de clínica geral ou outro profissional de saúde, pode disponibilizar um folheto de leitura e recomendar, um ou mais dos títulos, existentes no formulário de acompanhamento. E os livros encontram-se disponíveis para empréstimo em qualquer biblioteca local, onde o leitor poderá dirigir-se, com garantia de confidencialidade e suporte por parte dos agentes bibliotecários, com formação neste modelo de prescrição literária.

 

LER MAIS

Faça para ler a totalidade do artigo ou registe-se e aceda à versão integral deste texto





Os comentários são da exclusiva responsabilidade do utilizador