Opinião

Os políticos e a mentira

1 jun 2018 00:00

Mentir passou a ser uma atitude altamente compensatória.

Existe uma convicção culturalmente enraizada em nós que associa a política à mentira. A verdade é que, tanto políticos como público em geral, todos estamos a matar a verdade. Um artigo do ano passado na Scientific American mostranos números preocupantes.

Com a confiança na capacidade de fact-checking pelos media tradicionais a descer para mínimos históricos (atualmente apenas cerca de 29% das pessoas acreditam na capacidade da imprensa de confirmar a veracidade dos factos que noticia) cresce o número de cidadãos cuja principal fonte de informação são as redes sociais (cerca de 63% da população).

A universidade de Stanford mostra noutro estudo que a larga maioria dos utilizadores de redes sociais não conseguem identificar fake news e isso constitui um problema de proporções desconcertantes. E é aqui que entram os políticos.

Desde sempre que a prioridade de políticos populistas foi ganhar eleições e não dizer a verdade. Antigamente tinham que ser mais verdadeiros pelo simples facto de terem dezenas de jornalistas a investigarem os seus percursos e o facto de serem apanhados em mentiras era altamente danoso para a sua reputação.

Ora, se a imprensa já não tem a confiança do público em geral, já não consegue cumprir o seu papel de gate-keeping (guardiã da verdade), o que significa que o que as redes sociais fizeram foi libertar os políticos sem escrúpulos para mentirem e distorcerem factos consoante lhes der mais jeito. Mentir passou a ser uma atitude altamente compensatória.

De repente, os políticos deixaram de ter a imprensa entre eles e os eleitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ