Opinião

Olhar de alto a baixo

4 out 2018 00:00

Está um sujeito embevecido com o talento de um jovem empoleirado numa grua a decorar uma empena, e logo alguém nos aborda com a informação que um tribunal sentenciou de mansinho dois energúmenos que violaram uma cachopa.

Há semanas que não lembram a ninguém, de tal modo são tão diferentes entre si a notícia das ocorrências que nos chegam. Ainda não tivemos tempo de processar uma informação e de imediato outra nos chega ainda mais espantosa.

Por exemplo, está um sujeito embevecido com o talento de um jovem empoleirado numa grua a decorar uma empena, e logo alguém nos aborda com a informação que um tribunal sentenciou de mansinho dois energúmenos que violaram uma cachopa. É confuso!

Olha-se para o alto, e com esse olhar sentimo-nos elevados e melhores como seres humanos, por via do gesto artístico de um jovem, para no momento seguinte nos dizerem que outros jovens são abusadores e se passeiam livremente, o que nos leva para olhar para baixo, para o mais baixo da condição humana.

Por força de um percurso que palmilho diariamente, tenho agora e em todos os dias a oportunidade de contemplar, na Rua de Tomar, uma belíssima tela gigante que preenche o que ere uma empena feiíssima de um ainda mais feio prédio. Leiria, através da iniciativa de arte urbana Paredes com História, vai ficando cada vez mais bonita. Convida a andar a pé para que o olhar se encha do fascínio das formas e das cores.

Convenhamos que no passado se construíram edifícios medonhos na nossa cidade. Agora eles ainda lá estão, mas o que era feio transfigura-se em bonito. Dá gosto olhar, usufruir, desta nova arte que um punhado de jovens nos oferece fazendo da rua uma galeria a céu aberto.

Contudo, por cada dia e cada vez que ali passo, não consigo deixar de associar a memória do momento em que apreciava a perícia com que o artista criava e nos ofereceria a sua criação, com o mesmo momento em que alguém comenta comigo o seu espanto e revolta por um tribunal ter deixado em liberdade dois joven

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ