Editorial

Números que contam

7 dez 2023 08:02

São 4.500 as pessoas apoiadas pelo Banco Alimentar Leiria-Fátima, desde Porto de Mós ao norte do distrito, passando por Ourém e Fátima

Repetida ao longo dos anos por líderes nacionais e mundiais, como o secretário-geral da ONU, António Guterres, Nelson Mandela ou o Papa Francisco, a frase “as pessoas não são números”, recorda-nos que a crescente obsessão em quantificar todos os aspectos da vida, pode levar-nos a esquecer a vertente humana que está associada a cada estatística.

As estatísticas têm o poder de revelar tendências, apontar caminhos, ajudar à tomada de decisões, mas cada ponto percentual, cada variável, cada tabela, cada gráfico, representam quase sempre vidas, experiências e emoções. E são essas vidas, essas experiências, essas emoções, que aqui pretendemos destacar, sugerindo que, a cada número usado como suporte, a partir da entrevista concedida esta semana pelo presidente do Banco Alimentar Leiria-Fátima ao nosso jornal, seja associado um rosto.

Comecemos pelas 80 toneladas de bens alimentares angariadas no último fim-de-semana, durante a campanha realizada nas superfícies comerciais da região. Foram milhares e milhares de pessoas a doar, o que permitiu juntar mais seis toneladas em relação à campanha efectuada em igual período do ano passado.

Neste trabalho de recolha, triagem e acondicionamento para posterior distribuição, estiveram envolvidos cerca de 1.300 voluntários, cada um com a sua motivação, cada um com a sua história de vida.

Por fim, os destinatários de todos estes bens. São 4.500 as pessoas apoiadas pelo Banco Alimentar Leiria-Fátima, desde Porto de Mós ao norte do distrito, passando por Ourém e Fátima. Ou seja, 4.500 vidas, experiências e emoções, seguramente diferentes e mais angustiantes. Famílias que vivem o flagelo do desemprego, mas muitas outras, cada vez mais, que até têm emprego, mas, face à conjuntura nacional e internacional, deixaram de conseguir fazer face aos compromissos assumidos. E isto sim, são números que contam.