Opinião

Novos desafios para os empreendedores e ética

4 abr 2022 15:45

Nem todas as escolhas do empreendedor são aceitáveis. Não pode valer tudo

Atualmente o nosso país, tal como a maioria dos países mais desenvolvidos, confronta-se com novos desafios relacionados com a capacidade de garantir um crescimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos.

Muitos desses desafios decorrem do processo de globalização e internacionalização das empresas (como a abertura de mercados, concorrência de países com mão de obra mais barata, entrada de empresas estrangeiras, exploração pelas empresas da cadeia de valor à escala mundial, fluxos migratórios, etc.).

Também a difusão de novas tecnologias, a digitalização da própria economia e as mudanças nos comportamentos dos consumidores, mais bem informados e mais exigentes, e a alteração do paradigma energético trazem novos desafios às empresas e aos empreendedores.

É fundamental que as empresas e os empreendedores se adaptem constantemente às mudanças e desafios por forma a aproveitarem as oportunidades.

Quem não se conseguir adaptar a este ambiente competitivo vai fracassar por incapacidade de aproveitar as oportunidades.

É importante que se apoie a atividade empreendedora por forma a que se aproveitem as oportunidades decorrentes destes novos desafios.

É aceite, universalmente, que maiores níveis de empreendedorismo estão associados a maior desenvolvimento económico.

O empreendedorismo, pelo seu potencial de introdução de novos produtos, serviços e tecnologias é um motor de progresso económico e geração de riqueza para os países.

Os benefícios do empreendedorismo estendem-se à sociedade como um todo, ao possibilitarem um outro caminho para a satisfação pessoal e realização profissional como alternativa de carreira que se contrapõe a trabalhar por conta de outrem.

Ao criar uma nova empresa, o empreendedor tem de fazer escolhas e diferentes opções. Importa referir que nem todas as escolhas do empreendedor são aceitáveis.

Não pode valer tudo. Mesmo na criação da nova empresa o empreendedor deve seguir uma conduta ética independentemente dos resultados económico-financeiros imediatos.

O empreendedor tem de ter comportamentos éticos e socialmente responsáveis e esses comportamentos devem fazer parte da própria natureza da empresa.

Nos tempos atuais não é suficiente o cumprimento da lei e pagar os impostos como qualquer cidadão individual.

O empreendedor tem de ser honesto e integro não se envolvendo em corrupção, roubo ou fraude e deve contribuir para a sociedade e garantir a sustentabilidade do país como um todo.

 

Texto escrito segundo as regras do Acordo Ortográfico de 1990