Opinião

Marcelite

11 out 2020 12:10

Se discordavam, mesmo em assuntos que não lhe diziam respeito, logo se punha em bicos dos pés, incapaz de impedir os seus próprios palpites, recriminando a pluralidade de opiniões e a salutar discordância democrática.  

Maria Presidência consultava finalmente um médico.

Há muito que vinha sentindo um grave mal-estar, desses que do nada principiam em mansas insinuações, para logo se multiplicarem em mil moléstias, que cómoda e soberbamente se instalam em todos os recantos e escaninhos do corpo e da alma.

Tudo lhe doía, explicou.

Eram umas pontadas que desde manhazinha a faziam cirandar incessantemente, a tudo acudindo e sobre tudo opinando, como se a magnificência da sua presença fosse bastante para valer a todos os males e desfortúnios.

Depois vinha uma espécie de convulsão nas entranhas, acompanhada de acessos de dinamismo moralista e fervores de religiosidade bacoca, que a faziam emitir censuras e reparos até à náusea, vomitando sem-fins de admoestações e advertências.

O pior, dizia, eram uns espasmos cataclísmicos que a punham repreendendo os filhos. Se discordavam, mesmo em assuntos que não lhe diziam respeito, logo se punha em bicos dos pés, incapaz de impedir os seus próprios palpites, recriminando a pluralidade de opiniões e a salutar discordância democrática.  

Ricardo Graça

 

Um dia, estavam os filhos debatendo a melhor empregabilidade dos seus pecúlios, quando, de imediato e sem anúncio, aquela sadia disputa lhe dera um facundo achaque verboso, toda ela tremendo e perorando, opondo-se, sem apelo nem recurso, à mínima possibilidade de divergência. Incapaz de se controlar, suara-lhe a fronte e tremelicara-lhe a vista, enquanto dos lábios jorravam sem cessar reprimendas e recomendações, para que de imediato abdicassem dos seus intentos e à força chegassem a acordo.

A mana Maria Vigilância acorrera a arbitrar o litígio, circunstância que lhe dera um tremendo ataque de apoplexia. Rompera de imediato com a sua própria irmã, acusando-a de impertinente intromissão. Tudo nela se revoltara, das vísceras aos nervos, nada conseguia dominar, e logo encetou diligências para substituir a mana por outro juiz qualquer, um nadinha menos rigoroso e um pouco mais flexível.

O doutor tinha que a ajudar.

O clínico, que em todos os sintomas reconhecia irrefutáveis sinais de uma enfermidade inconfundível, emitiu sem rodeios a sua sentença.

«A senhora padece de um agudo caso de Marcelite», declarou.

Assustada, Maria Presidência procurou em vão recordar, entre os programas matinais de televisão, alguma memória daquele misterioso diagnóstico.

«É grave?», perguntou.

«Não», tranquilizou o médico, «trata-se apenas de um bem-intencionado autoritarismo».