Opinião

É hora de Leiria!

18 out 2019 00:00

Não deixa de ser relevante que, ainda a esse propósito, se constate que o nosso distrito é um dos quatro no Continente onde o PSD ganhou e o único com faixa litoral

Contrariamente ao que muitos auguravam, o PSD no distrito de Leiria continuou a ganhar as eleições legislativas, tendo, inclusivamente, mantido o mesmo número de deputados eleitos em 2015 e 2011, ou seja, cinco deputados!

Apesar de ter registado uma quebra na votação, cerca de 5% a menos comparativamente a 2015, isolando a coligação PàF, foi possível manter a mesma representatividade, tendo o PS ganho um deputado e o CDS/PP ficado sem representatividade, onde aliás tinha sido eleita a deputada Assunção Cristas.

Não vou entrar em detalhes, pelos motivos óbvios mas, de facto, mais uma vez se provou que o argumentário utilizado em tantas análises locais, que fui apreciando ao longo das semanas que antecederam as eleições legislativas, caiu por terra!

E deve ser dito que, tendo em consideração o contexto nacional, foi uma grande vitória aquela que foi obtida pelo PSD no distrito de Leiria, com tudo o que isso representa em termos de responsabilidade e compromisso!

Não deixa de ser relevante que, ainda a esse propósito, se constate que o nosso distrito é um dos quatro no Continente onde o PSD ganhou e o único com faixa litoral. portanto, num distrito com grande dinâmica empresarial, com um Politécnico de excelência, uma economia social competente e gente empenhada e empreendedora, não houve dúvidas em depositar a confiança no PSD no momento de optar entre as várias forças políticas, ainda para mais num distrito onde tínhamos o recorde: 21 partidos a concorrer, pelo que não foi à falta de alternativa!

De lamentar, no entanto, que a taxa de abstenção no distrito de Leiria, 46,12%, tenha sido superior à nacional, sendo que esta, 45,5%, foi a mais alta verificada em eleições legislativas.

A referir, ainda, que no nosso

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ