Opinião

Dicionário improvisado (XV)

20 abr 2023 16:26

Pensar é uma infantilidade. É a mesma coisa que ter um amigo imaginário. Ou acreditar em Deus. Uma busca de companhia, de conforto. Um entretenimento?

Desgaste
Não foi um mau orgasmo; mas ao contrário do que era habitual, não conseguiu adormecer de seguida. Foi-se deixando estar, oscilando entre o conforto que ainda sentia por causa do prazer que alastrara pelo corpo e a surpresa incomodativa de algo indefinido a estar a afastar do sono. Pensou subitamente: e se os orgasmos começarem a perder impacto, se se desgastarem? Foi então que perdeu o sono por completo. 

Empatia
Estão na esplanada a ver as crianças dos outros brincarem na praça. Ela diz: “Talvez a vida seja um puzzle. Ou um labirinto? Preferes permanecer estático e construir um sentido com as peças que tens à mão ou caminhar ao acaso até encontrares uma saída?” Ele responde: “Não sei, eu é mais sexo.” Ambos riem, assustando as crianças que brincam na praça. 

Entretenimento 
Pensar é uma infantilidade. É a mesma coisa que ter um amigo imaginário. Ou acreditar em Deus. Uma busca de companhia, de conforto. Um entretenimento?

Individualidade
Por vezes, coloca aquele disco a tocar e concentra-se na audição. Nada mais interessa nesse momento, apenas o que ouve. O disco é a gravação de um concerto. Assistira àquele concerto, estivera naquela multidão; cantara e gritara ao longo de duas horas. Concentra-se na audição e foca-se no ruído da multidão que se torna mais audível nas pausas entre canções. Procura identificar a sua própria voz; ouve aquele disco e tenta encontrar-se; reconhecer-se na multidão.  

Lentidão
Sentia-se velho. E a principal consequência dessa velhice fora uma necessidade crescente de lentidão. Aprendeu a viver devagar, e isso trouxe-lhe uma inesperada serenidade. Agora olha as pessoas mais jovens, as pessoas mais apressadas, e pensa: a pressa é uma tentativa de adiamento. Olha as pessoas mais jovens, as pessoas mais apressadas, e pensa: a pressa dos outros é tão ridícula que me diverte.  

Poluição
Gosto de pensar alto. É diferente pensar estando fechada na minha cabeça, no silêncio angustiante do meu interior, ou pensar a partir daquilo que ouço dizer a mim própria. Um pensamento deixa de ser abstracto a partir do momento em que é convertido em palavras. E em que as palavras são convertidas em sons. E os sons são emitidos. E escutados. Descodificados. Assimilados. Diluídos em pensamentos. Em novos pensamentos que depois também precisarão ser ditos. Ou talvez sejam os mesmos pensamentos. Nem sei. Mas pelo menos, houve circulação e arejamento dos pensamentos.

Sabedoria
Saber permanecer calado mesmo quando se acha que se tem razão. Saber permanecer calado quando se sabe que não se tem razão.

Trânsito
E se os rios tivessem de obedecer a sinais de trânsito? O que faria um rio perante um stop? 

Vestuário
Sou condicionada pelas camadas de pensamentos que tenho. Como se os pensamentos fossem roupas confortáveis que uso para me proteger; para me aquecer; para me disfarçar; para me embelezar. Vestuário. Já nem lembro como é estar nua.