Opinião

Deus é um “Tu” e está próximo

28 jul 2023 14:40

A fé é um desafio interminável, mas quando me afasto ou desvio do caminho de estar próxima de Deus… vou lá, a 2011, onde fui muito feliz

Volto a agosto de 2011 muitas vezes. Aos meus 17 anos.

O ano em que fui com o meu grupo de escuteiros à Jornada Mundial da Juventude, em Madrid.

Vivemos uma experiência inesquecível: pela riqueza da multiculturalidade, pela aventura de estar num evento inigualável, pelas pessoas que conheci e as histórias com elas, pelos que me acompanharam e com quem estreitei laços na partilha da força e, ao mesmo tempo, da vulnerabilidade que é fazer caminho na fé.

Sobretudo porque, ali, sentimos que a fé – instável, desafiante, em constante construção, única e pessoal – é um dom poderoso que, vivido em conjunto, “faz o mundo tremer”.

É verdade que me fez tremer cá dentro. Juntámo-nos a outros jovens da Diocese de Leiria-Fátima e fomos, viajantes e peregrinos, num só grupo.

Em Madrid, fomos acolhidos numa escola e, durante toda a semana, partilhámos muito mais do que esse espaço.

São inúmeras as memórias que guardo dos momentos que vivemos, das propostas espirituais e culturais que tivemos oportunidade de experimentar e que contribuíram significativa e positivamente para a pessoa que sou hoje.

É difiícil explicar exatamente tudo o que envolve participar numa JMJ: é gente a perder de vista, uma imensidão de diversidade unida num encontro de fé que, não sendo igual para todos, atravessa e transforma qualquer um.

Ali, ampliamos o olhar para outras formas de rezar, para manifestações da presença de Deus, para as quais, nunca tínhamos prestado atenção.

Ali, não fosse este um evento de jovens, Deus é um “Tu” e está próximo, nas canções dentro do metro, nas danças no meio da rua, na sensação de nos conhecermos todos uns aos outros… num viver cristão alegre, humilde e desprendido, mas também comprometido e responsável, cujas ações pesam mais na balança do que qualquer outra coisa.

Trouxe comigo esse viver, essa vontade de ser e pôr em prática tudo o que uma fé  rme e con ante nos faz sentir.

Se se manteve assim na minha vida quotidiana? Na realidade, nem sempre.

A fé é um desafio interminável, mas quando me afasto ou desvio do caminho de estar próxima de Deus… vou lá, a 2011, onde fui muito feliz.

Para me lembrar que estar perto d’Ele é assim.