Editorial

Corajosa ousadia 

21 mar 2024 08:02

Continuamos a acreditar no jornalismo como elemento fundamental para a vitalidade da democracia

E, de repente, passaram 40 anos. Foi em 1984, mais precisamente no dia 22 de Março, que saiu para as bancas o número zero do JORNAL DE LEIRIA. Idealizado por um grupo de jovens desejosos de lançar uma publicação semanal “verdadeiramente informativa e de cariz independente”, o jornal começou a trilhar, desde a primeira edição, um caminho de irreverência, inovação e proximidade.

Um trajecto reforçado, mais tarde, sob a liderança de José Ribeiro Vieira e continuado pela actual administração, ao assegurar as condições necessárias para podermos informar e contribuir para uma sociedade mais esclarecida, crítica, justa e solidária. Queremos manter a criatividade, sem abdicar do rigor, isenção, independência e pluralismo.

Esforçamo-nos, semana após semana, para ser um jornal presente, colaborativo e inclusivo, mas também escrutinador e interventivo. Como se afirmava no editorial do primeiro número, o JORNAL DE LEIRIA nasceu de uma “humilde ousadia”. E transformou-se, podemos afirmá-lo agora, numa corajosa ousadia. Essa é a nossa essência.

Apesar das dificuldades que atravessa o sector da comunicação social e da tendência para o aumento da desinformação, continuamos a acreditar no jornalismo como elemento fundamental para a vitalidade da democracia. E a trabalhar com paixão, para nos mantermos como o seu jornal de confiança.

Na próxima edição, para assinalar as quatro décadas de existência, vamos brindar os nossos leitores com uma revista de mais de 80 páginas, onde revisitamos algumas das notícias que foram capa ou mereceram destaque no primeiro ano de jornal.

Já a edição em papel, vai ser orientada pelo advogado Mapril Bernardes, que foi o primeiro director do JORNAL DE LEIRIA - após Fernando Mendes ter assegurado a função como director-interino durante os primeiros meses - e que prontamente, de forma entusiasmada, aceitou o nosso desafio.