Editorial

Ondas de proximidade 

29 fev 2024 08:02

As rádios locais continuam a desempenhar um papel fundamental na mitigação de um dos problemas sociais da nossa época: a solidão

Na casa, no carro e em todo o lado. O slogan é da Rádio Comercial, mas apropriamo-nos dele neste espaço, porque é de rádio que vos queremos falar e porque resume na perfeição não só a abrangência desta forma de comunicação, como o seu poder de informar, entreter, inspirar e manter vivas as memórias comunitárias.

Noutras latitudes, as pessoas ainda saem para os campos com a telefonia a tiracolo, para terem companhia durante as tarefas agrícolas e poderem receber uma eventual mensagem, emitida a partir do estúdio instalado no centro de uma qualquer aldeia montanhosa, onde há sempre um microfone aberto para quem dele necessite.

Por cá, já não se anda propriamente com o aparelho receptor ao ombro, mas ainda há muitos ouvintes fiéis, que não dispensam a companhia da rádio local. Melhor dizendo, não abdicam de acompanhar programas e locutores, com quem foram estabelecendo relações de proximidade, e em muitos casos até de amizade, como vos damos conta no trabalho de abertura deste jornal.

Mais. As rádios locais continuam a desempenhar um papel fundamental na mitigação de um dos problemas sociais da nossa época: a solidão que afecta sobretudo a população mais idosa. “Ouvem-se as pessoas, as suas dores. Às vezes querem desabafar, nem querem ir para o ar”, testemunha uma das locutoras ouvida pelo JORNAL DE LEIRIA.

Num outro plano, mas também de proximidade, o JL disponibiliza no seu site, a partir de hoje, o Guia do Eleitor, onde pode ficar a conhecer as propostas dos cabeças de lista dos partidos e movimentos candidatos às próximas eleições legislativas, agendadas para o dia 10 de Março.

Com a criação deste guia, que pode ser consultado em https://legislativas2024. jornaldeleiria.pt, esperamos continuar a ajudar a fortalecer o exercício do dever cívico, de forma livre, democrática e informada.